Número de atendimentos no Centro do Empreendedor cresce 46% em Colombo

Neste ano, 1.777 pessoas procuraram o serviço; já o número de formalizações de empreendedores soma 152 – que abriram novas empresas

Em sua nova sede, inaugurada em julho de 2017, localizada na Avenida João Batista Lovato, 152, Centro – o número de formalizações de empreendedores soma 152.

O Centro do Empreendedor de Colombo vinculada a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho – registrou um aumento de 46% nos atendimentos realizados nos meses de julho, agosto e setembro de 2017 – em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, 1.777 pessoas procuraram o serviço, contra 1.219 no mesmo período em 2016.

Em sua nova sede, inaugurada em julho de 2017, localizada na Avenida João Batista Lovato, 152, Centro – o número de formalizações de empreendedores soma 152 – que aberturam novas empresas. “O Centro do Empreendedor tem como sua principal função disponibilizar todo o apoio aos Micro Empreendedor Individual, desde sua Formalização, empréstimos, Consultorias, Treinamentos, Emissão de Nota Fiscais entre outros serviços oferecido”, explica o secretário da pasta, Antônio Ricardo Milgioransa.

A Prefeitura de Colombo por meio do Centro do Empreendedor em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (SEBRAE-PR) disponibiliza cursos e consultorias gratuitos, além de linhas de crédito para os microempreendedores colombenses.

“As vantagens são muitas para aqueles que querem sair da informalidade e se tornar uma pessoa jurídica e estar regularizado perante as Fazendas públicas, federal, estadual e municipal”, destaca Milgioransa. Entre as principais estão: o direito ao CNPJ; abertura da empresa sem custos; acesso ao crédito; emissão de nota fiscal; isenção de todas as taxas referentes ao Alvará de Funcionamento; contratação de até um empregado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria; aposentadoria por idade; auxílio doença e maternidade; pensão por morte aos dependentes e o apoio técnico do SEBRAE na organização do negócio.

Serviços Disponíveis

São vários os serviços disponíveis no Centro do Empreendedor, alguns deles mais simples como, orientações contábeis e auxilio para emitir nota fiscal eletrônica. Já outros, mais específicos como, abertura de CNPJ, alvará de funcionamento e certificado da condição de Microempreendedor Individual. As vantagens são muitas para quem deseja se formalizar, foi pensando nisso que o artista plástico, Carlos de Lira procurou o Centro do Empreendedor.

Requisitos para se formalizar como MEI

Os requisitos para formalizar uma empresa são básicos. É necessário possuir um faturamento bruto de no máximo R$ 60.000 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, não possuir cadastro municipal de contribuinte e não receber benefício da Previdência Social.

Os documentos necessários são: cópia do RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Casamento, recibo do Imposto de Renda (caso faça a declaração), comprovantes de endereço autorizado da residência e do local onde será o estabelecimento e a inscrição imobiliária (número do IPTU) do local onde será o estabelecimento.

Serviço:

Centro do Empreendedor de Colombo