Novos Agentes de Endemias reforçam o setor de Vigilância Ambiental

Cada novo agente recebeu um kit de uniforme e materiais; profissionais já estão no dia a dia da função combatendo a Dengue

Já estão atuando desde o início deste mês de agosto, os novos Agentes de Endemias do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde que foram contratados em caráter emergencial através de Processo Seletivo Simplificado – PSS – 004/2020. “Este reforço tem o objetivo de prevenção, pois quando chegar o verão, no período endêmico da dengue, teremos uma diminuição dos focos do mosquito da Dengue”, explicou a Prefeita Beti Pavin.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr Antoninho Barth, os 11 novos contratados passaram por uma preparação antes de iniciarem as suas atividades profissionais e se somaram aos outros 11 agentes. “Eles passaram por treinamentos internos e externos para a preparação das ações desenvolvidas no dia a dia das funções que devem desempenhar e acompanhar”, informou o secretário.

Segundo a coordenação da Vigilância Ambiental, tecnóloga em Saneamento, Lucielly Fernandes Rosa, foram entregues para cada agente um kit de materiais. “Uniforme completo, equipamentos de proteção individual, entre outros equipamentos e aparatos para o cuidado e prevenção ao COVID-19 para o bom desempenho e segurança das atividades que serão realizadas em campo”, detalhou.

Atividades

As principais atividades dos Agentes de Endemias são hoje a vistoria das áreas externas das residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e industriais, entre outros, visando verificar a presença de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, executando inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas, telhados, pneus, entulhos, entre outros tipos de depósitos.

Entre as tarefas também estão a pesquisa larvária nos imóveis como ainda, a orientação dos responsáveis sobre medidas preventivas e eliminação de depósitos passíveis de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho também passa pelo levantamento de índice, armadilhas, pontos estratégicos, delimitação de focos, entre outros, conforme classificação endêmica do município para a prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis.

Para completar, vale lembrar que os agentes sempre estarão uniformizados e identificados com crachá e demais integrantes da equipe trabalhando na região e com supervisão.

Como prevenir a dengue em seu imóvel:

Vaso de flores, plantas e xaxim: Manter o prato que fica sob o vaso bem justo acoplado ao fundo do vaso, o correto é eliminá-lo.

Latas: Devem ser furadas antes de ser jogada fora, para que não acumule água e colocadas em lixeiras tampadas.

Todos os objetos que acumulam água (copos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco, etc) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas.

Garrafas vazias: Guardá-las de cabeça para baixo em local coberto.

Bebedouros de animais: Trocar a água todos os dias e lavá-los com esponja e sabão pelo menos uma vez por semana.

Pneus velhos: Não jogar em terrenos baldios e em vias públicas, levá-los a uma borracharia mais próxima de sua residência ou guardá-los em local coberto.

*Para realizar descarte de pneus sem dano ao meio ambiente entre em contato com: Osasco Pneus, Rua Sudão 922, Rio Verde, telefones: 98435-8438/ 99750-4679.

Poços, tambores, baldes e outros depósitos de água: Devem estar sempre tampados.

Caixas d’água e cisternas de prédios: Devem ser limpas duas vezes ao ano e mantidas cobertas.

Calhas e Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente.

Lixo: Deve ser ensacado e colocado para coleta, em dias e horários previstos.

Brinquedos de crianças: Não os deixe no quintal. Ao final do dia, guarde-os em local coberto.

Bandeja de Geladeira: Encontra-se na parte de trás da geladeira acima do motor, secar uma vez por semana.

Gargalo de garrafas em muro: (cacos de vidros) quebrá-los ou encher de cimento para não acumular água.

Bromélias: Deve ser retirada toda a água de suas folhas e regar sua base na terra, se a planta for muito grande, utilizando uma mangueira jogar um jato de água bem forte renovando a água contida entre as folhas duas vezes por semana.

Dúvidas poderão ser esclarecidas na Vigilância Ambiental nos seguintes telefones 41-3666-6846 e 3663-3321.

Fotos: Ilson de Jesus/PMC