No Dia Mundial da Terra (22/04) a nossa reflexão

Dentre as datas comemorativas ambientais, o Dia Mundial da Terra é um momento provocativo para ajudarmos a pensar de que maneira estamos cuidando deste Planeta, que é a Nossa Casa Comum. De que modo estamos nos relacionando com todos os seres vivos que habitam nosso Planeta?

Se os humanos são os únicos seres capazes de compreender que a nossa existência no Planeta depende essencialmente dos bens naturais como solo, água, terra, ar, animais, vegetais, minerais já está na hora de avaliarmos quais as mudanças necessárias para assegurar que todos os seres vivos tenham acesso aos recursos naturais, que não são infinitos. É preciso que todos tenham acesso a uma vida sustentável.

Compreendemos que a vida sustentável é um modo de bem estar, de bem viver para todos, em equilíbrio com o meio ambiente; um modo de vida justo, produtivo, que não está ligado somente às dimensões materiais, mas tem a ver com o bem estar das populações, com a qualidade de vida.

Portanto, a sustentabilidade ecológica se relaciona com a preservação e conservação dos bens naturais, com a racionalização da utilização e consumo, causando os menores danos possíveis aos ecossistemas.

Considera-se ainda a limitação do uso dos recursos não renováveis, como o petróleo, e a utilização de tecnologias limpas, que possam assegurar ambientes sadios.
Vale destacar, que precisamos agir com urgência na redução dos resíduos.

É preciso utilizar racionalmente todos os recursos naturais, gerar menos lixo, reciclar e reutilizar os materiais sempre que possível, pois não podemos comprometer a capacidade e as oportunidades das gerações futuras usufruírem dos bens naturais com a mesma qualidade que temos hoje.

Portanto, a sustentabilidade do ambiente depende do cuidado diário com o Planeta Terra e com toda a comunidade de vida. É fundamental compartilhar os valores, princípios éticos e conhecimentos, o respeito à Terra e toda a diversidade da vida. É urgente cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.

Texto produzido por:
Dalva Simone Strapasson Dias