Mutirões de limpeza e de combate à dengue recolhem mais de 55 toneladas de lixo

Ações visam manter o município limpo, além de combater e prevenir focos do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Os mutirões visam manter o município limpo, além de combater e prevenir focos do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Com o intuito de reforçar o combate à dengue, prevenir a doença e manter o município limpo, a Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Saúde e Meio Ambiente segue intensificando as vistorias e limpeza nos bairros.

Na última sexta –feira, 17, foi realizado o mutirão contra a dengue na Vila Maria do Rosário. Na ocasião, foram recolhidas cerca de 22 toneladas de caliças, seis toneladas de resíduos volumosos (sofás, madeira, colchão e móveis) e duas toneladas de galhos.

Nesta ação, os agentes de saúde passam de casa em casa orientando a população em relação a limpeza dos terrenos e também solicitando que todo o lixo existente seja colocado em frente à residência para que possa ser recolhido.

“Em tempos de pandemia, devido ao novo coronavírus, não podemos nos descuidar também da dengue, considerada uma epidemia em nosso estado. As pessoas em isolamento social podem aproveitar esse momento para checar e limpar seus quintais, evitando assim futuros focos da doença”, disse a prefeita Beti Pavin.

O mutirão passará nos dias 08 e 11 de maio, pelo bairro Guaraituba, contemplando ainda o Jardim Cristina.

Limpeza nos bairros

Na última segunda-feira, 20, foi realizado o mutirão de limpeza no bairro Guaraituba – divisa do Jardim das Graças com o bairro São Gabriel -, que visa a separação de resíduos recicláveis e do descarte de materiais, além de promover a limpeza nos bairros.

Foram recolhidas cerca de 20 toneladas de caliças, quatro toneladas de resíduos volumosos e duas toneladas de galhos.

“Os caminhões vão passando pelas ruas e recolhendo o que encontram em frente as casas e terrenos. Por isso, este tipo de ação é essencial para a recuperação e limpeza da nossa cidade”, destacou o vice-prefeito, Sérgio Pinheiro.

Recolhimento de Resíduos Sólidos

É possível entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente por meio do telefone 41 3656-4849, para solicitar informações sobre os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.

Foto: Ilson L. de Jesus/PMC