Mutirões contra a Dengue movimentaram Colombo

Residências e empresas foram vistoriadas e os moradores orientados a respeito do Aedes Aegypti e como combatê-lo

Cerca de 20 Agentes de Combate a Endemias do município vistoriaram residências e empresas.

Nos dias 12 e 26 de novembro as ações aconteceram nas regiões do Rio Verde e do Roça Grande.

Com o intuito de reforçar o combate à dengue no município, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretária de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, promoveu no mês de novembro mutirões contra o mosquito Aedes Aegypti.

Nos dias 12 e 26 de novembro as ações aconteceram nas regiões do Rio Verde e do Roça Grande. Cerca de 20 Agentes de Combate a Endemias do município vistoriaram residências e empresas orientando os moradores e comerciantes sobre o acúmulo de resíduos, medidas sanitárias de controle e sobre o Aedes Aegypti e a forma de combatê-lo. Além disso, foram realizadas as distribuições de folders.

“As visitas nos domicílios são feitas de forma amostral, ou seja, a cada cinco casas uma passa pela vistoria. Portanto, a ajuda por parte da população é extremamente importante para que mantenhamos a Dengue longe do município”, destacou o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.

Com a proximidade da estação mais quente do ano não é só as temperaturas que tendem a aumentar, as chances de proliferação do mosquito da dengue também. O objetivo foi de antecipar as medidas preventivas de combate ao Aedes Aegypti uma vez que o período sazonal de transmissão já é evidenciado pelos dias quentes e chuvosos.

“Procuramos realizar um trabalho eficaz de combate ao Aedes Aegypti. Assim conseguimos manter Colombo livre das doenças provocadas por esse mosquito”, disse o Coordenador do Programa Municipal de Erradicação do Aedes Aegypti, Marcos Magaldi.

As denúncias de possíveis focos do mosquito podem ser direcionadas a Casa do Agente, no telefone (41) 3666-6846. Ressaltando, que é fundamental que os moradores indiquem o endereço com a maior precisão possível, informando endereço e número das residências.

Foto: João Senechal/ PMC