Mutirão de Atendimento Odontológico realizou cerca de 500 procedimentos

Entre os procedimentos estavam restaurações, extrações dentárias e orientações quanto a saúde bucal

Pensando em alertar a população quanto a importância dos cuidados com a saúde bucal e disponibilizar um dia especial de atendimento para aqueles que, devido a outros compromissos, acabam por não ir ao dentista, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, no mês de novembro, o Mutirão de Atendimento Odontológico.

O secretário da pasta Antoninho Barth, destacou a importância da realização do evento. “Foi mais uma grande ação programada como parte da Campanha do Novembro Azul. Ficamos muito felizes e satisfeitos com o resultado, em que pudemos atender não somente homens, mas também todos os públicos. Além disso, o mutirão foi uma grande oportunidade para conscientizar a população sobre importância do cuidado com a saúde bucal, uma vez que um bom cuidado e uma boa higienização fazem parte de ações preventivas para outras doenças”.

Ao todo, 13 profissionais de odontologia realizaram 497 procedimentos e 176 atendimentos. Entre os procedimentos, foram realizadas restaurações, extrações dentárias, orientações quanto a saúde bucal, estratificação de risco, tratamento periodontal, curativos para tratamento endodôntico (canal) e atendimentos de urgência. As Unidades de Saúde participantes foram Atuba, Liberdade, Fátima, Moinho Velho, Osasco e Jardim Cristina.

Atualmente, a cidade de Colombo conta com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em que oito Cirurgiões Dentistas atuam em atendimentos de especialidades  como: endodontia (tratamento de canal), radiologia, periodontia (tratamento da gengiva e estruturas de suporte dental), cirurgia bucomaxilofacial (extrações de siso e pequenas cirurgias), estomatologia (biópsia bucal) e atendimentos a pacientes com necessidades especiais. Este serviço contempla uma média de 350 atendimentos mensais e 750 procedimentos ao mês. Além disso, o município conta com 36 profissionais Cirurgiões Dentistas nas Unidades de Saúde, realizando cerca de 2500 consultas e 6500 procedimentos por mês.

Os agendamentos e atendimentos são realizados todos os dias da semana nas UBS que oferecem o serviço. As consultas eletivas são selecionadas no acolhimento diário e ordenadas de acordo com o grau de risco. Ao todo, são ofertadas, diariamente, seis consultas por período e por cirurgião dentista de cada Unidade, além de eventuais emergências. Das seis vagas disponíveis, duas são destinadas a pacientes pertencentes a grupos prioritários, como crianças de 0 a 5 anos, idosos, hipertensos, gestantes, diabéticos e pessoas com deficiência física.

Foto: Marcio Fausto/ PMC