Museu Cristóforo Colombo está aberto para visitação

Após cinco meses fechado para reforma e manutenção, o espaço reabre para melhor atender os visitantes e turistas

O espaço está aberto para melhor atender os visitantes e turistas

Prefeitura de Colombo entregou o Museu Municipal Cristóforo Colombo novamente aos colombenses

Durante a reabertura foi realizada a 9ª Primavera dos Museus desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

O museu abriga o acervo municipal desde a era indígena até os dias atuais

Nesta terça-feira, 22, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Juventude e Lazer entregou o Museu Municipal Cristóforo Colombo novamente aos colombenses. O local passou por uma revitalização, que teve início no mês de abril. A casa é uma replica da Societá Italiana de Mutuo Socorso Cristóforo Colombo, fundada por imigrantes no começo do século 20.

“O prédio estava com alguns problemas, ele é feito de madeira, e isso exige que seja feito uma manutenção periodicamente da estrutura. O Museu preserva a história, a memória e a cultura do município, e precisamos deixá-lo em condições apropriadas para que cada vez mais as pessoas tenham interesse de visitar o nosso museu”, explica a diretora do departamento de Cultura, Rita Straioto.

E dando continuidade às comemorações, o departamento de Cultura também promoveu no local a 9ª Primavera dos Museus desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Durante o evento foi ministrada uma palestra sobre o tema Cultura Indígena no Paraná – com as professoras, Luciana C. da Silva e Célia Regina Tokarski. O evento foi destinado a professores, educadores, pesquisadores, historiadores, entre outros.

Com o ambiente todo revitalizado – será possível oferecer mais acessibilidade aos visitantes e também aos cadeirantes. “Foram construídas rampas de acesso para os cadeirantes, que proporciona mais segurança e conforto”, explica Rita. Entre os serviços realizados estão à troca e reparo do piso externo, substituição de madeiras danificadas na parte externa, a pintura e a manutenção do Museu.

O museu abriga o acervo municipal desde a era indígena até os dias atuais. Em seu acervo é possível encontrar mais de 500 peças, 98 títulos de livros na biblioteca da instituição, além de nove DVDs, os objetos históricos narram a história da região.

O casarão funcionava como escola, onde as aulas eram ministradas em italiano. As consultas médicas também aconteciam neste local, quando o médico visitava a cidade, além de servir como ponto de encontro dos italianos.

“O nosso Museu Municipal possui um patrimônio histórico relevante para o nosso município. Por meio da cultura dos nossos imigrantes, temos a oportunidade de conhecermos um pouco dos costumes daquela época”, destaca o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa.

A revitalização faz parte do pacote de obras do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo, em comemoração aos 16 anos, completados no dia 05 de fevereiro deste ano. Durante as obras, foram investidos aproximadamente R$ 22.937,03 mil, para a revitalização do local.

Serviço:
Museu Municipal Cristóforo Colombo está localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro, Colombo – Anexo ao Parque Municipal da Uva.

Atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Informações: 3656-6612

Fotos: Marcio Fausto/ PMC