Município de Colombo é cadastrado para participar do Programa Compra Leste

O novo recurso buscará intermediar a relação entre compradores públicos e fornecedores, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico do município

Durante a apresentação do portal Compra Leste – que faz parte do Programa Compra Paraná -, para representantes das prefeituras, previdências e câmara municipais.

Na última sexta-feira, 04, no Centro do Empreendedor de Colombo, aconteceu a apresentação do portal Compra Leste – que faz parte do Programa Compra Paraná -, para representantes das prefeituras, previdências e câmara municipais.

O município de Colombo foi cadastrado e liberado para participar do novo sistema, no escritório de compras Regional Leste. Entre as funções está a de intermediação entre as entidades compradoras e as micros e pequenas empresas que podem ser fornecedoras, facilitando a participação das empresas nas licitações e contratações públicas.

“A intenção é que com o escritório de compras atuando em conjunto com as empresas locais, os recursos financeiros fiquem na região, promovendo o desenvolvimento de nossa cidade”, disse o secretário de Industria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa.

Além disso, com o funcionamento do escritório de compras, será possível levantar informações e dados que mostrem quais produtos e serviços são mais comprados, quanto se compra dentro e fora da cidade e por quais motivos. “Esses levantamentos servirão para aperfeiçoar as ações do escritório, buscando possibilitar uma relação mais efetiva entre a prefeitura e os fornecedores locais”, explicou Milgioransa.

Na ocasião, aconteceu também a primeira reunião do Grupo de Trabalho Compra Metrópole, da Regional Leste.

Sobre o Compra Leste

Para dar agilidade e nivelar as informações sobre o escritório de compras da Regional Leste, estão acontecendo os treinamentos nas cidades atendidas, entre elas o município de Colombo.

Ao todo, 10 encontros já foram realizados com o objetivo de demonstrar aos participantes como a criação do escritório é efetiva, agrupando dados que facilitam o trabalho de compra dos órgãos públicos.

Para isto, estão sendo cadastradas empresas fornecedoras e órgãos públicos que realizam compras, centralizando toda licitação de compra no escritório, para que ele faça o encaminhamento das informações sobre as licitações aos fornecedores que trabalham com o produto ou serviço alvo da compra, assim realizando o direcionamento correto das demandas dos órgãos públicos.