Moradores do Monte Castelo recebem ações do Programa Nosso Bairro

Em sua 7ª edição, a ação reuniu diversos serviços de utilidade pública e lazer no Colégio Estadual Vinícius de Moraes

No último sábado, 31 de agosto, o bairro Monte Castelo foi o escolhido para receber ações do Programa Nosso Bairro, no Colégio Estadual Vinícius de Moraes. O programa, que está em sua 7ª edição, visa levar a estrutura da Prefeitura Municipal para mais perto do cidadão.

“Foi realizada uma verdadeira força tarefa para que as secretarias e instituições parceiras levassem essas prestações de serviço as pessoas. E não vamos parar por aí, em breve essa ação de cidadania chegará também a outros bairros da nossa grande Colombo”, contou a prefeita Beti Pavin.

Durante o dia, centenas de pessoas participaram de atividades recreativas, de lazer, confecção de documentos, prestação de serviços, esclarecimento de dúvidas, entre outros. “Ficamos felizes com a participação da população, que pode conhecer de perto sobre os serviços disponibilizados pela prefeitura e também realizar algum atendimento, que muitas vezes na correria do dia a dia acaba não conseguindo”, enfatizou o vice-prefeito, Sérgio Pinheiro.

Serviços

“Foi um dia destinado em atender aos moradores do Monte Castelo. Aqui o pessoal pode participar de atividades nos mais diversos setores, e isso mostra a importância e o cuidado que a gestão tem em trazer esses serviços para mais perto da população”, disse o presidente da comissão organizadora do evento e secretário da Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Antônio Ricardo Milgioransa.

Durante todo o sábado os moradores que compareceram ao evento do Nosso Bairro tiveram orientações sobre legalidade da empresa, cadastro do trabalhador, linhas de créditos disponíveis; oportunidades de emprego, confecção da carteira de identidade, carteira de trabalho, além de consultas sobre orçamentos para asfalto comunitário.

A ação também contou com espaço para as questões sociais por meio da atualização do CADÚnico, que dá acesso à programas federais como o Bolsa Família. Além de orientações da Defesa Civil e serviço de orientação sobre vagas sociais para internamento e tratamento de dependentes químicos.

Também haviam pontos de coleta de resíduos especiais (pilhas, baterias e lâmpadas) e orientações referente a guarda responsável de animais. Em relação a saúde, foram realizados exames rápidos do HIV, Hepatites e sífilis. E também orientações a Saúde da Mulher, nutrição, saúde bucal, primeiros socorros e saúde mental.

Durante o evento, os participantes contaram com os serviços do Centro do Empreendedor, Cidade Empreendedora, Banco do Empreendedor e Agência do Trabalhador. Além do Senai, IFPR e CIEE que estavam divulgando as suas atividades.

A criançada também teve um espaço dedicado a elas com atividades lúdicas de Educação Ambiental que animou a todos que passavam pelo local. Além da divulgação dos Programas Agricultura Urbana e Coleta Verde, também foram entregues dezenas de mudas a população.

“Vim com minhas duas filhas que puderam aproveitar e brincar bastante. Estava tudo muito bom, bem organizado e com um pessoal bem legal para nos atender. Peguei uma muda de planta para levar para casa e a minha filha mais nova se divertiu aprendendo a maneira certa de escovar os dentes”, disse Fátima Oliveira de Souza, moradora do bairro há 13 anos.

Os movimentos culturais do município também contaram com apresentações culturais, feira de artesanato e exposições artísticas. Entre as atividades estavam: apresentações de artistas locais, apresentação da FAMCOL, Oficina de Percussão; Coral dos Avos, Aulão de Ginástica, e dança de salão.

Presenças

Também participaram do evento, a secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin; a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza; o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato; o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcio Strapasson; o Ouvidor Municipal Amauri Cardozo; os vereadores Marcos Dumonte, Sidinei Campos, Thiago de Jesus e Eurico Dino, servidores e a população da região.

Vale lembrar que o Nosso Bairro é uma iniciativa da Prefeitura Municipal que visa concentrar diversos serviços de utilidade pública em um único espaço e conta com apoio da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e Sanepar.

Foto: Marcio Fausto e Ilson L. de Jesus/ PMC