Merenda escolar conta com produtos da Agricultura Familiar

A iniciativa oferece garantia de segurança alimentar e nutricional dos alunos; e estimular a economia do município, além de melhorar a renda dos agricultores

Agricultura familiar atende crianças de 88 pontos de entregas, entre escolas, creches e CMEIs

O município de Colombo vem se destacando por viabilizar o crescimento da Agricultura Familiar na alimentação escolar, conforme a Lei 11.947/09, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e incentiva a compra de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar, sem intermediários e dispensando licitação.

Com o intuito de melhorar a qualidade nutricional da alimentação escolar fornecida e consumida em escolas, CMEIs e creches públicas da região, a Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Agricultura e Abastecimento compra produtos da Agricultura familiar para atender crianças de 88 pontos de entregas.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo a agricultura familiar é prioridade no município, pois amplia a diversificação e aceitação por parte dos alunos. “Esta alimentação oferece uma variedade de nutrientes, principalmente vitaminas e sais minerais, colaborando com os hábitos alimentares saudáveis das crianças, além de estimular a economia local e melhorar a renda dos nossos agricultores”.

Em 2015 mais de 10.000 mil quilos de alimentos semanais estão sendo adquiridos. A expectativa da cooperativa dos agricultores para 2016 é adquirir de 10% a 20% a mais em relação a este ano, pois novas escolas e creches estarão em construção e consequentemente o volume de produção e compra aumentará.

Ao total, 35 agricultores englobam o programa, entre os mais de 50 cooperados, sendo que três deles são produtores de orgânicos. Além disso, a cooperativa dos agricultores também abastece outras prefeituras por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa fortalece a agricultura de Colombo e evidencia o município como referência em produção. “Vários produtores estão aderindo ao cooperativismo no município com isso no próximo chamamento esperamos dobrar o número de agricultores cadastrados no programa”, ressalta o secretário da pasta.

Merenda escolar nutritiva

A alimentação escolar no município reserva para as crianças, pratos coloridos, saborosos e muito nutritivos para incentivar a prática da alimentação saudável, como descreve a secretária de Educação, Aziolê Cavallari Pavin. “Temos todo um processo, desde a seleção dos produtos adquiridos, que vêm da agricultura, até o momento em que os alunos consomem a merenda pronta. Tudo segue normas e padrões de qualidade, que além de cuidar do sabor, dão grande ênfase na questão do cuidado com a segurança alimentar desta criança para que ela adquira hábitos saudáveis já na infância e os leve para a vida”, explicou Aziolê.

E para garantir o funcionamento do processo, toda uma equipe de nutricionistas conduz as merendeiras na organização, preparo e distribuição dos alimentos. A equipe de Alimentação Escolar é coordenada pela nutricionista Juliana Cavalheiro, que explica como acontece a orientação das merendeiras. “Elas são sempre acompanhadas por uma nutricionista chefe de equipe, com apoio de pelo menos mais dois nutricionistas, que verificam como está sendo feito o armazenamento dos alimentos, a medição de temperaturas na hora de servir, o uso de uniformes e outros itens de higiene, entre outros processos que acontecem no dia a dia, e a partir disto elas são sempre avaliadas”, pontuou Juliana.

Foto: João Senechal/ PMC