Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Mais de 36 mil alevinos são entregues a produtores do município

Programa Vida na Água beneficiou 26 agricultores que poderão diversificar sua fonte de renda, alimentação e lazer

Neste ano, 36.300 alevinos foram entregues aos produtores do município

Neste ano, 36.300 alevinos foram entregues aos produtores do município

Produtores recebem orientações durante a entrega de alevinos

Produtores recebem orientações durante a entrega de alevinos

Proprietário de um empreendimento no município, Elder Guarise solta os alevinos adquiridos

Proprietário de um empreendimento no município, Elder Guarise solta os alevinos adquiridos

Desenvolvido no município desde os anos 90, o Projeto Vida na Água é uma alternativa para os produtores do município que querem garantir mais uma opção de fonte de renda. Neste ano, foram entregues 36.300 mil alevinos a 26 produtores que se cadastraram e puderam levar para casa espécies de Carpa, Tilápia, Bagre Africaco, Jundiá, Cat Fish, Pacu, Piauçu e Lambari. A entrega aconteceu na última quinta-feira, (07), no Parque Municipal da Uva.

Os produtores têm o apoio da Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Agricultura e Abastecimento, que subsidia 50% do valor dos alevinos. “Essa é uma maneira de incentivar a prática de novas culturas e em tempos de crise é mais uma opção de renda”, explica o secretário da pasta, Marcio Toniolo.

E foi para diversificar o seu negócio que o proprietário de um estabelecimento em Colombo, Elder Guarise, levou para casa alevinos de tilápia e carpa. “Em breve teremos um espaço para as pessoas pescarem e se divertirem”. Os peixes, segundo Elder, demoram cerca de dois anos para ganhar peso adequado. “Serão utilizados os peixes que adquirimos há dois anos e que agora estão em tamanho e peso adequado para serem consumidos”, explica.

Muitos produtores adquirem os alevinos para consumo próprio ou ainda para o lazer, como é o caso de Rafael Fiorese. “Temos um tanque em nossa propriedade e vamos soltar os peixes e cuidar até atingir um tamanho ideal para a pesca. Será para a diversão da família, pois todos gostam de pescar”, afirma.

Durante a entrega, os produtores receberam orientações de como soltar de forma correta os alevinos nos açudes. “A maneira com que os produtores soltam os peixes é fundamental para garantir a sobrevida dos alevinos. Entre as orientações que passamos é que eles evitem os horários de muito calor ou sol forte”, explica a coordenadora do Projeto Vida na Água, Daniele Cordeiro.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Foto: Marcio fausto/ PMC