Kits de hortifrúti são entregues para 27 mil alunos da rede municipal

Ao total, foram 41,8 toneladas de alimentos perecíveis; as sacolas com frutas e verduras devem chegar às mesas dos pequenos, quinzenalmente, para complementar o kit merenda

Em meio a pandemia do novo Coronavírus, as famílias dos 27 mil alunos matriculados nas 90 unidades de ensino municipais receberam na última segunda-feira, 17, da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação – alimentos provenientes da agricultura familiar de Colombo, além das atividades escolares não presenciais.

“Esses vegetais vêm direto da horta dos nossos agricultores, que estão a todo vapor colhendo o melhor da nossa terra para as nossas crianças. As escolas também aproveitaram a presença dos responsáveis para entregar as atividades escolares não presenciais”, disse a Prefeita Beti Pavin. Ao total, foram 41,8 toneladas de alimentos perecíveis. As sacolas com frutas e verduras devem chegar às mesas dos pequenos, quinzenalmente, para complementar o kit merenda.

“Todas as famílias dos alunos matriculados têm direito e receberão indistintamente estas sacolas de vegetais que complementam o kit merenda entregue no mês passado alimentos – que seriam servidos nas instituições no período letivo. A medida visa repor as refeições já que as atividades estão paralisadas devido a pandemia”, conta o vice-prefeito Sergio Pinheiro.

Desde o início da pandemia, as Escolas e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) disponibilizaram alimentos diversos e já processados aos alunos em situação de vulnerabilidade social, integrantes do Programa Bolsa Família através da nossa Assistência Social.

“Porém, como as crianças estão em casa, em função da suspensão das aulas e o cuidado com a saúde dos nossos pequenos é nossa prioridade, os pais e responsáveis podem retirar na escola ou no CMEI em que o aluno está matriculado para cozinhar em casa”, enfatizou Pinheiro.

A rede municipal de Colombo é formada por 90 Unidades Escolares entre Centros de Educação Infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos e Escolas com os alunos de seis a dez anos, somando 27 mil alunos.

“Estes alunos, além da alimentação, têm recebido atividades pedagógicas, na forma presencial, sendo retiradas diretamente nas unidades de ensino ou na forma on-line, através do site da educação, que fazem parte do ano letivo e das tarefas que valem nota e presença, excepcionalmente neste período de combate a disseminação ao Coronavírus onde todos devem se manter em suas casas”, lembra a secretária de Educação, professora Aziolê Maria Cavallari Pavin

2ª fase de entrega do Kit alimentação

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação realizou a 2ª fase da entrega da merenda escolar no dia 16 de julho, para os 27 mil alunos da rede municipal de ensino.

Segundo a chefe do executivo municipal, seguindo o cronograma que foi norteado por um planejamento técnico e estratégico das secretarias de Educação e da Fazenda, foi entregue kits de alimentos, similares a uma cesta básica, destinada a cada aluno matriculado na rede, composta por produtos nutritivos para as crianças, balanceados conforme a condição nutricional para cada faixa etária.

“Todas as famílias dos alunos matriculados têm direito e receberão indistintamente estes alimentos que seriam utilizados nas instituições para a merenda escolar no período letivo”, explica a Prefeita Beti.

De acordo com a secretária de Educação, professora Aziolê Maria Cavallari Pavin, os kits são compostos por alimentos não perecíveis, incluindo frutas e legumes da agricultura familiar do município.

“Realizamos este trâmite específico, onde foi possível montar kits diferenciados para serem distribuídos aos nossos alunos com quantidade e qualidade, pois a primeira fase da merenda foi entregue processada por não ser razoável fracionar os fardos que estavam em estoque”, informa.

Ao todo foram investidos R$ 1.895.806,72, deste total, 95% são recursos próprios do município e complementado com o restante de 5%, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a aquisição de 327 toneladas de alimentos e 27 mil litros de óleo de soja para uma quantidade de três meses de referência onde são contabilizados os dias úteis/dias letivos por cada estudante.

Compondo este kit específico de alimentos, os alunos da rede também receberam a sacola de hortifrúti, totalizando 36 mil quilos de produtos oriundos da agricultura familiar do município.

1ª fase de entrega do Kit alimentação

As famílias de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino e cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) – em situação de vulnerabilidade – vem recebendo alimentos e sacolas verdes (contendo verduras e legumes), além de sopas, pães caseiros, polentas com carne ao molho, de acordo com o dia – desde o mês de abril, no início da pandemia do novo Coronavírus – Covid-19.

“As famílias que precisam desse apoio emergencial, procurem os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo de suas casas. Após esse contato, serão realizadas visitas das equipes do social para orientações e auxiliá-las de acordo com as suas reais necessidades”, explica a Prefeita Beti Pavin.

As ações promovidas pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Agricultura e Abastecimento – beneficiam, principalmente, os pequenos acompanhados pelos CRAS (Centro de Referência a Assistência Social) e identificados pela rede de proteção do município.

“Os alimentos são produzidos com ingredientes que seriam destinados para as merendas escolares. As famílias beneficiadas são aquelas que já estão cadastradas nos programas sociais da Prefeitura, e de preferência que tenham crianças que estudam nas redes municipais de ensino”, afirma a Prefeita.

Foto: Ilson L. de Jesus /PMC