Insumos e CoronaVac chegam nesta terça-feira (19) em Colombo

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior acompanhado dos secretários de Estado, Beto Preto e Guto Silva acompanharam o carregamento das vacinas de São Paulo até o Paraná. O governador também acompanhou as primeiras doses aplicadas em profissionais da Saúde na noite da última segunda-feira (18) em Curitiba.

Nesta segunda-feira (18) o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior declarou aberta a campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo território paranaense. As vacinas chegaram ainda nesta segunda e serão distribuídas para todo estado. Os insumos e as vacinas que virão para Colombo e as demais cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) desembarcam na Central de Apoio Metropolitana, que fica em Piraquara. O prefeito Helder Lazarotto e a secretária Municipal de Saúde, Dra. Rosalba Shülli dos Anjos acompanharão o carregamento destes itens para Colombo nesta terça-feira (19).

O prefeito Helder Lazarotto definiu em conjunto com o secretariado municipal, que a primeira vacina será aplicada na servidora mais idosa da linha de frente no combate a pandemia. “Faremos uma transmissão ao vivo sorteando o nome do servidor que terá a honra de aplicar a primeira dose em um(a) dos nossos servidores mais experientes que atuam na Saúde em Colombo”.

Primeiras doses da vacina

Ao todo o Paraná recebeu nesta primeira etapa pouco mais de 250 mil doses de vacinas. De acordo com a secretária Rosalba, nesta terça também será divulgado o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 para Colombo. “Após a divulgação do Plano, a população conhecerá mais detalhes de como funcionará toda a operacionalização. Neste primeiro momento, serão três fases de vacinação, com a estratégia de ação baseada nos grupos prioritários já pré-determinados pelo plano nacional de imunização. Os pontos de vacinação já foram definidos e registrados para atender o público-alvo na primeira fase”.

Grupos Prioritários

Com base no cenário municipal através de informações do sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) sobre a população e quantidade de profissionais atuantes na linha de frente, o calendário vacinal se dividirá em 3 fases. Segundo o diretor da Vigilância e Promoção em Saúde, Diogo Vasconcelos, o calendário de vacinação respeitará periodicamente os intervalos de aplicação entre 2 a 4 semanas.

Fases

Carregamento das vacinas CoronaVac que serão distribuídas para todo o Estado. Foto: Paulo Guereta

Na primeira fase serão vacinados os trabalhadores da linha de frente da Saúde no município, juntamente com idosos institucionalizados com 60 anos ou mais e jovens também institucionalizados acima de 18 anos com deficiência ou morbidades com documentação comprobatória que estejam em entidades inclusivas. Vale ressaltar que estes grupos serão vacinados nas próprias instituições onde se encontram como já é feito tradicionalmente com outras vacinas.

Na segunda fase os idosos acima de 60 anos e na terceira etapa, pessoas portadoras de alguma morbidade, como: Diabetes Mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave.

CoronaVac

A CoronaVac COVID-19 é a vacina que será aplicada em todo em território nacional neste primeiro momento da imunização. Ela é desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ao qual contém o vírus SARS-CoV-2 inativado.

Prevenção:

– Lave bem as mãos com água e sabão ou faça uso de álcool em gel;

– Cubra com o cotovelo o nariz e a boca ao espirrar e tossir;

– Use máscara;

– Mantenha os ambientes bem ventilados e higienizados;

– Evite aglomerações.

Principais sintomas:

• Tosse, febre, coriza, dificuldade para respirar, perda do olfato e paladar.

Dúvidas e Orientações COVID-19 em casos de sintomas:

Secretaria Municipal de Saúde – 0800-643 2250.

Secretária de Saúde do Estado – 0800 644 4414.