A importância da escola e o valor da educação foram temas de debate

A educação municipal de Colombo participou de mais uma edição do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), nesta quarta-feira, 17, no Centro de Artes e Esportes Unificados – Daniel de Jesus Rosa (CEU das Artes).

A iniciativa envolveu os gestores educacionais e escolares dos municípios em parceria com os diversos setores da sociedade civil

A educação municipal de Colombo participou de mais uma edição do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), nesta quarta-feira,17, no Centro de Artes e Esportes Unificados – Daniel de Jesus Rosa (CEU das Artes), localizado no bairro Jardim Eucaliptos. A iniciativa envolveu os gestores educacionais e escolares do município em parceria com os diversos setores da sociedade civil.

O objetivo é debater e incentivar a mobilização de forças da sociedade para o fortalecimento da agenda da educação, trabalhando questões como gestão e aprendizado. Além de otimizar ações futuras e estratégias a serem criadas para esta área.

O tema deste ano foi o “Valor da educação e o papel da escola” como explica o Diretor Executivo da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Itelvani. “Essa organização em prol da mobilização social, visa despertar na sociedade, o valor da educação, e o papel da escola. Dentro dessas perceptivas, a Secretaria de Educação criou algumas ações que estimulem as pessoas a participarem deste projeto. O contexto social é muito forte, para que possamos atingir o objetivo que é a valorização da educação”, ressaltou.

O projeto conta com duas frentes de trabalho abrangendo: – a formação de gestores escolares, incluindo diretores e coordenadores de Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), – e a mobilização social da educação. O projeto buscou ainda reunir segmentos como: educação, terceiro setor, sociedade civil organizada, assistência social e órgãos de controle social e democrático.

Objetivando a promoção de uma Cidade Educadora, a frente de formação de gestores educacionais e escolares trabalha com a gestão de aprendizagem, a qual prima pelo acompanhamento de aprendizagens, formação continuada, processos de gestão e mobilização da comunidade escolar. Na frente de mobilização social, a promoção do valor da educação e o papel da escola são impulsionados pelos diversos segmentos com o envolvimento do território escolar.

O foco do Programa foi promover ações, como por exemplo, o trabalho desenvolvido no transporte escolar municipal iniciado em 2018. “Chamado de projeto piloto, a iniciativa promove Contação de Histórias dentro dosônibus pelas servidoras municipais – no trajeto entre as casas até as escolas, com o objetivo de incentivar a leitura nas crianças. Outra ação foi buscar enaltecer por meio das redes sociais, o poder da leitura”, explica Itelvani.

São ações que buscam de maneira participativa e democrática, valorizar e colaborar com a educação, através dos Conselhos Municipais: de alimentação escolar; da pessoa com deficiência; direitos da criança e do adolescente, entre outros, que auxiliam a Secretaria Municipal de Educação.

Foto: Marcio Fausto/ PMC