Iluminação Pública: Prefeitura substitui lâmpadas tradicionais por luminárias de LED na Vila Zumbi dos Palmares

Até o momento, foram realizadas as trocas em 95% das ruas da Vila Zumbi

Nas últimas semanas, foram realizadas as trocas em 95% das ruas da Vila Zumbi. São 45 ruas com a instalação de 416 luminárias de 75w.

Os bairros Vila Zumbi, Jardim Carvalho, Jardim das Flores e o Centro Industrial Mauá estão mais iluminados. Isso deve-se aos trabalhos de substituição das lâmpadas tradicionais (de vapor sódio) nos pontos de iluminação. Os postes das vias públicas recebem novas luminárias de LED. A troca faz parte de um projeto de instalação da Prefeitura.

“Nós temos um projeto para instalação de 8.800 luminárias em diversos bairros de Colombo ainda este ano. Atualmente, estamos na Vila Zumbi, mas já atendemos também o Jardim Carvalho e na sequência iremos instalar luminárias LED em outros bairros como Guarujá, Liberdade e Mauá”, conta a Prefeita Beti Pavin.

Nas últimas semanas, foram realizadas as trocas em 95% das ruas da Vila Zumbi. São 45 ruas com a instalação de 416 luminárias de 75w, no Jardim Carvalho e Jardim das Flores mais 20 ruas com 149 luminárias e no Centro Industrial Mauá com 62 luminárias de 75w em três vias públicas. O valor total do investimento é de R$ 400.00,00. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Obras e Viação, e visa melhorar a iluminação pública e contribuir para a redução da criminalidade.

“A substituição garante modernização e melhor visibilidade. Dessa maneira, a área de segurança é beneficiada. As pessoas podem caminhar com mais tranquilidade, pois as vias estarão mais claras”, explica o secretário da pasta, Agnaldo Santos. A iluminação de LED proporciona uma qualidade superior, além de contribuir com a redução de consumo e manutenção.

De acordo com o secretário, os serviços são realizados em etapas, e está sendo ampliado para contemplar todos os bairros. “As luminárias LED têm maior rendimento, ou seja, usamos uma luminária de potência menor para iluminar com maior eficiência. Isso significa ruas mais claras trazendo segurança aos pedestres e veículos com gasto menor de energia chegando a economizar 70%. As luminárias LED também têm vida útil muito maior, o que significa menor troca de luminárias na manutenção”.

Foto: Ancelmo Mickus/ PMC