II Gincana Ecológica de Colombo contará com cerca de sete mil alunos

Serão 16 escolas municipais participantes em um projeto que visa incentivar os alunos a realizarem projetos de Educação Ambiental

Atividades desenvolvida pelos alunos durante a I Gincana Ecológica de Colombo.

A Prefeitura de Colombo, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação vem realizando a II Gincana Ecológica de Colombo, em 16 escolas municipais, envolvendo aproximadamente sete mil alunos. A ação que teve início no dia 01 de abril será encerrada no dia 19 de maio.

Entre os principais objetivos do projeto estão: incentivar as escolas a realizarem projetos de Educação Ambiental envolvendo a comunidade; melhorar o ambiente escolar ou o bairro, por meio de ações de revitalização de espaços públicos; e incentivar a arte e a cultura, através da tarefa “Musica coreografada” onde os alunos criam uma música e coreografia com o tema ambiental. A escola vencedora ganhará um clipe musical.

“Queremos destacar também a importância da Ecogincana para incluir os alunos de cada escola participante na campanha do recolhimento de óleo de cozinha usado”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Ao total serão quatro tarefas que devem ser concluídas pelas 16 escolas participantes:
Tarefa 1 – Adote um espaço público
Tarefa 2–Projeto/ação Socioambiental
Tarefa 3 – Música coreografada
Tarefa 4 – Ponto de coleta de óleo vegetal usado

A entrega do relatório final das etapas poderá ser entregue até o dia 20 de maio. Já a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos acontecerá entre os dias 6 e 10 de maio, durante a II Semana do Meio Ambiente – SEMACO, com o anúncio oficial da classificação final do primeiro, segundo e terceiro lugar da competição mais acirrada do município. A equipe vencedora também apresentará a música coreografada.

Premiação
A Ecogincana também contará com uma premiação e entrega de certificados, que ocorrerá no dia 06 de junho. Todas as escolas inscritas receberão um certificado de participação da II Gincana Ecológica de Colombo. Além disso, participarão de um Anuário de Educação Ambiental e Cultural do Município. O objeto é divulgar todos os Projetos Socioambientais que serão desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, as escolas campeãs serão classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar e receberão os seguintes prêmios:

1º Lugar: Troféu de 1ª colocada, Gravação do Clipe Musical com a música da Tarefa 3 e visita técnica relacionada ao projeto desenvolvido na escola. O local deve ser definido entre a escola e a prefeitura dentro dos limites geográficos de Curitiba e região metropolitana.

2º Lugar: Troféu de 2ª colocada e visita técnica relacionada ao projeto desenvolvido na escola. O local deve ser definido entre a escola e a prefeitura dentro dos limites geográficos de Curitiba e região metropolitana.

3º Lugar: Troféu de 3ª colocada e visita técnica relacionada ao projeto desenvolvido na escola. O local deve ser definido entre a escola e a prefeitura dentro dos limites geográficos de Curitiba e região metropolitana.

Foto: Divulgação/PMC