II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é realizada em Colombo

Encontro promoveu debates sobre a implementação de políticas públicas para as pessoas com mobilidade reduzida

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência debateu políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência

Com o tema central: “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, aconteceu em Colombo a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Com deficiência. Durante o encontro foram discutidas ações e diretrizes para a implantação de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.

“Mais do que refletir sobre o tema, este é um momento para pensarmos em políticas públicas para essas pessoas, uma vez que todos, independentemente das condições físicas, devem ter seu direito de ir e vir garantidos”, afirma a prefeita Beti Pavin.

A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência também teve discussões sobre a identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional, órgãos gestores e de instâncias de participação social e interação entre os poderes federados. Ainda durante o encontro foram eleitos quatro delegados (as) para IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e referendada a nova gestão do conselho.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza para elaborar propostas que melhorem a vida das pessoas com deficiência é preciso escuta-las. “Para criar políticas públicas que realmente beneficiem pessoas que tem mobilidade reduzida é preciso dar voz a essas pessoas, pois são elas que diariamente sofrem com ambientes que não estão adaptados as suas limitações”, explica.

Durante seu discurso a prefeita Beti Pavin enfatizou a importância da realização da Conferência

A II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi promovida pela Prefeitura Municipal de Colombo, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Estavam presentes durante a Conferência a prefeita Beti Pavin; a Promotora de Justiça, Drª Rosana Beraldi Bevervanço; o Promotor de Justiça, Alessandro Bettega; o presidente da Associação de Pessoas Deficientes de Colombo, José Leite, e representando a Câmara dos Vereadores, o vereador Givanildo Silva