Hospital Maternidade Alto Maracanã conta com vacina BCG

A vacina previne contra as formas graves da tuberculose, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (forma disseminada)

A partir desta segunda-feira, 25, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde através da Vigilância Epidemiológica em conjunto com a Coordenação de Enfermagem e Direção Administrativa do Hospital e Maternidade expandiu, oficialmente, a administração da vacina BCG. Todos os bebês nascidos no Hospital Maternidade Alto Maracanã serão imunizados contra as formas graves de tuberculose.

“A imunização, em dose única, deve ser administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido, ainda na maternidade. Porém, pode ser feita até os cinco anos incompletos. Já os bebês prematuros, após atingirem dois quilos de peso”, enfatiza o secretário.

Além da maternidade há a oferta da vacina BCG nas Unidades Básicas de Saúde: Guaraituba, Maracanã e Sede, para as crianças que nascem fora do município e os bebês prematuros.

A coordenação de Vigilância Epidemiológica auxiliou a equipe técnica da maternidade durante as primeiras vacinações. “Para que esse procedimento fosse possível realizamos reuniões para a elaboração do processo de implantação deste imunobiológico tão importante para os recém-nascidos do nosso município. Uma das ações foi a capacitação da equipe de enfermagem para a administração da vacina BCG – separadas em duas turmas em horários estratégicos para contemplar todos os plantões com excelente adesão da equipe”, explicou o Secretário da Pasta, Dr. Antoninho Barth.

Este processo de implantação vem contribuir para a otimização da vacina BCG, imunobiológico que está na lista do desabastecimento do Ministério da Saúde, sendo que o município tem recebido doses insuficientes para disponibilizar para a Rede Municipal de Saúde.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC