Grupo de idosos participa de curso de sabão feito com óleo de cozinha

A ação faz do Programa Colombo Sustentável e o objetivo é estimular a reciclagem e a preservação do meio ambiente

54 idosos do Centro de Convivência do Monte Castelo participam de curso - sobre como transformar o óleo de cozinha usado em sabão

54 idosos do Centro de Convivência do Monte Castelo participam de curso – sobre como transformar o óleo de cozinha usado em sabão

O workshop aconteceu na Associação do Monte Castelo

O curso faz do Programa Colombo Sustentável – desenvolvido pela Prefeitura de Colombo

Grande parte da população sabe que o óleo de cozinha, é reciclável, mas ainda restam muitas dúvidas sobre a maneira correta de desprezar ou reutilizar o óleo. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretária de Meio Ambiente, em parceria com o Grupo de Atividades Socioambientais do Baldo ofereceu, no inicio do mês, um curso sobre como transformar o óleo de cozinha usado em sabão, para 54 idosos do Centro de Convivência do Monte Castelo.

“O óleo quando desprezado em pias, bueiros, ralos ou guias da calçada causam um impacto negativo, tanto no encanamento da casa, pois pode ocasionar entupimentos. Quanto no meio ambiente, poluindo a água, o que é prejudicial à saúde,” afirmou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Durante o curso dúvidas sobre a reciclagem de materiais foram esclarecidas, e a importância de preservar a natureza mudando alguns hábitos diários também foi incentivada. Além disso, todos aprenderam a economizar e ainda reduzir os impactos no meio ambiente reutilizando o óleo de cozinha para produzir o próprio sabão. O workshop aconteceu na Associação do Monte Castelo e teve como principal objetivo formar multiplicadores do desenvolvimento sustentável.

Como preparar o sabão utilizando óleo de cozinha
O sabão deve ser armazenado preferencialmente em garrafa PET e deve ficar longe do alcance de crianças e animais. Durante o preparo é bom estar atento ao uso de proteção, como máscara, óculos e luvas. Para o preparo é necessário;

– 2,5 L de óleo de cozinha usado
– 1 L de água
– 100 ml de amaciante
– 500 g de soda cáustica em escama.

A soda cáustica em escama deve ser colocada, com cuidado, em um balde. Em seguida, a água deve ser adicionada. É necessário mexer até a soda estar totalmente diluir. Acrescente o óleo e continue mexendo. Por último misture bem o amaciante. Coloque a mistura em uma forma e corte as barras do sabão somente no dia seguinte quando estiver firme.

Em Colombo, já foram coletados aproximadamente três mil litros de óleo. “Isso é o resultado do esforço da secretaria em fazer diferente e de fato promover campanhas e conscientizar nossos pequenos, parabéns a toda a equipe, com certeza é um dos municípios que mais coleta e recicla óleo no Paraná”, destaca o secretário da pasta.

O óleo armazenado também pode ser entregue nos postos de atendimento, entre eles:
– Escola Rural Municipal Bortolo Cavassin
– CMEI – Berço de Ouro