Funcionamento no Centro do Empreendedor está a todo o vapor

Em pleno andamento, o centro já atendeu 140 microempreendedor desde a inauguração, em 12 de junho

Na foto a prefeita, Beti Pavin, a microempreendedora, Leonira Ferreira e o gerente do Sebrae, José Ricardo Campos durante a inauguração

Aproximadamente 140 atendimentos já foram realizados no Centro do Empreendedor de Colombo, desde a inauguração – que aconteceu no dia 12 de junho. Embora muita gente ainda tenha dúvidas do que fazer para se tornar uma empresa, o processo é simples; basta possuir um faturamento de até R$ 60.000 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e não receber benefício da Previdência Social.

A iniciativa é da Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná-SEBRAE.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa o intuito do Centro do Empreendedor de Colombo é oferecer incentivo e informações para os microempreendedores que querem sair da informalidade. “Aqueles que possuem uma profissão e querem se formalizar, como por exemplo, os artesão, pedreiro, carpinteiro, borracheiro, cabeleira, manicure, proprietário de pequenos comércios e pequenas indústrias e também aqueles que já tem seu negócio e vive na informalidade”, destaca.

Já entre as dúvidas frequentes dos microempresários estão relacionadas aos boletos das INSS, ICMS, ISS; o certificado do microempreendedor Individual (CCMEI), ao CNPJ MEI; ao crédito fornecido; a formalização em relação à abertura de empresa, e informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI).

Para a costureira Leonira Ferreira, que trabalha há dois anos em casa, prestando serviços para uma empresa de uniformes, a vontade de sair da informalidade fez com que ela procurasse informações sobre o assunto. “Quando fiquei sabendo que existia o Centro do Empreendedor em Colombo, logo foi procurar mais informações. Fui até o local, às pessoas me receberam bem, explicaram quais seriam os procedimentos e foi rápido. Não enfrentei burocracia e consegui a regulamentação em poucas horas”, conta Leonira Ferreira, moradora do bairro Monte Castelo.

Vantagens do MEI

E as vantagens são muitas para aqueles que querem sair da informalidade e tornar-se uma pessoa jurídica e estar regularizado perante as Fazendas Públicas, federal, estadual e municipal. Entre as principais estão: o direito ao CNPJ; abertura da empresa sem custos; acesso ao crédito; emissão de nota fiscal; isenção de todas as taxas referentes ao Alvará de Funcionamento; contratação de até um empregado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria; aposentadoria por idade; auxílio doença e maternidade; pensão por morte aos dependentes e o apoio técnico do SEBRAE na organização do negócio.

“E em relação às desvantagens da informalidade, as principais são: concorrência desleal, restrição de acesso a políticas públicas, apreensão de mercadorias e equipamentos, sonegação de impostos e, principalmente e a perspectiva de crescimento”, enumera o secretário da pasta.

Centro do Empreendedor

Local: Rua José Leal Fontoura, 414, no Centro de Colombo,