Festa de confraternização e Premiações marcam o encerramento da Ecogincana 2019

Entre as Escolas Municipais premiadas em 2019 estavam:
a Imbuial da Roseira, Parque Monte Castelo, Jardim das Graças e Santa Isabel

Entrega das premiações e festa de confraternização estavam entre as ações de encerramento do Programa Ecogincana 2019.

Entrega das premiações e festa de confraternização estavam entre as ações de encerramento do Programa Ecogincana 2019 – na última terça-feira,19, no Pavilhão de Eventos, do Parque Municipal da Uva. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação -, reuniu os alunos da rede municipal de ensino – e homenageou as escolas destaques deste ano.

“É importante orientar os pequenos para que eles aprendam mais sobre a relevância dos cuidados com a natureza e a preservação do meio ambiente em que vivemos”, disse o secretário do Meio Ambiente, Evandro Busato.

O Programa Ecogincana, que teve a sua primeira edição realizada em 2015, visa promover práticas que desenvolvam a conscientização ambiental, qualidade de vida e cidadania no ambiente escolar. Entre as Escolas Municipais premiadas em 2019 estavam:
a Imbuial da Roseira, Parque Monte Castelo, Jardim das Graças e Santa Isabel.

Durante a programação – foram disponibilizados brinquedos e guloseimas para os pequenos aproveitarem. Entre as brincadeiras mais procuradas pelas crianças estavam a guerra dos cotonetes, cama elástica, piscina de bolinha e tobogã inflável. “Eu achei muito divertido participar da Ecogincana. Montamos uma girafa com caixas de papelão e visitamos uma horta”, contou a Aloysia Beatriz Franco, do 1° Ano, da Escola Municipal Monte Castelo.

A Escola Municipal Santa Isabel foi premiada como o melhor clip – categoria: apresentação. O vídeo faz uma paródia da música ‘Meu Abrigo’ – ressaltando a educação ambiental e o cuidado com a natureza.

A professora Sara Cristina, da Escola Municipal Jardim das Graças – relata a primeira experiência no programa Ecogincana 2019 – com a turma do 5° Ano. “Iniciamos o projeto no início deste ano e realizamos ações sobre o descarte correto de materiais, produzimos cartazes, campanhas de conscientização e trabalhos escritos que debatem o tema. Os alunos tiveram um grande desempenho e captaram a mensagem”.

Confira os destaques da Mostra Cultural Ambiental 2019:
CATEGORIA/POESIA: Maria Eduarda Trancoso dos Santos_E.M. Imbuial da Roseira;
CATEGORIA/DESENHO 1: Isadora de Lara_E.M. Jovino do Rosário;
CATEGORIA/DESENHO 2: Riander Julio Desplanches_E.M. Carlos Fontoura Falavinha;
CATEGORIA/PINTURA: Vinícius Strapasson Fernandes_E.M. Severo Ribeiro de Camargo;
CATEGORIA/MASCOTE: Evelyn Cristina de Oliveira_E.M. Severo Ribeiro de Camargo;
OUTRAS OBRAS ARTÍSTICAS: Evelyn Bianca Gouveia_E.M. Cristóvão Colombo;
APRESENTAÇÃO: 5°Ano da E.M. Santa Isabel.

Foto: Marcio Fausto/PMC