Estado e município se unem no combate à dengue em Colombo

Entre as ações conjuntas estão à entrega de banners e flyers interativos com informações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

A população colombense contará com uma parceria para combater a dengue, chikungunya e zika virus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegipti.

Para simbolizar a entrega dos materiais informativos, a equipe da Prefeitura de Colombo visitou uma família no bairro Monte Castelo.

Os banners e flyers ensinam e incentivam de uma maneira expositiva a limpeza das casas, além dos sintomas que as doenças causam.

Com a chegada do verão, a população colombense contará com uma parceria para combater a dengue, chikungunya e zika virus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegipti.

O Governo do Estado disponibilizou para a Prefeitura de Colombo, por meio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, nesta quinta-feira, 12, materiais informativos com o objetivo de auxiliar a população sobre os cuidados necessários para evitar o mosquito, além de oferecer dados sobre as doenças causadas. As ações incluem campanhas de conscientização e o desenvolvimento de ações conjuntas de prevenção e atendimento de casos das doenças.

Elaborado pelo Programa Família Paranaense, os banners e flyers ensinam e incentivam de uma maneira expositiva a limpeza das casas, além dos sintomas que as doenças causam.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, os banners e flyers serão distribuídos nos CRAS (Centro de Referência Centro de Referência de Assistência Social) e Centros de Convivência do município. “Nós já realizamos trabalhos nos bairros sobre o assunto e esse material veio para complementar as informações. Queremos convidar a todos para participarem desta ação importante para o nosso”, disse Maria.

No início de fevereiro serão realizados trabalhos com coordenadores e rodas de conversa nos CRAS e nos Centros de Convivência. Durante os encontros serão distribuídos os materiais informativos.

Como forma de simbolizar a entrega desses materiais, a equipe do Programa Contra a Dengue, da Assistência Social e Agentes Comunitárias da Secretaria de Saúde – visitaram uma família no bairro Monte Castelo. O objetivo foi de levar conhecimento, verificar o terreno e explicar sobre os cuidados necessários para evitar o mosquito.

“O propósito do material educativo e da visita, é com o intuito de levar a conscientização e a mudança nessas famílias”, disse o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.

Foto: Marcio Fausto / PMC