Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Está aberto para visitação o Memorial do Imigrante Italiano

A Casa Eugênio Mottin passou por uma reforma e restauração; agora os visitantes podem conhecer como era a vida dos imigrantes italianos do município

O Memorial do Imigrante Italiano passou por uma revitalização e está reaberto para visitação

O Memorial do Imigrante Italiano passou por uma revitalização e está reaberto para visitação

Na tarde desta sexta-feira, (3) a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho realizou a reabertura do Memorial do Imigrante Italiano, Casa Eugênio Mottin, localizada no Parque Municipal da Uva e a homenagem aos parentes de Eugênio Mottin.

A prefeita Beti Pavin participou da cerimônia de entrega, e contou histórias sobre alguns momentos que viveu na infância. “Eu morei em uma casa parecida, quando era criança, e essa casa me traz boas lembranças. Eu a vejo como uma oportunidade para aqueles não viveram nessa época, os mais jovens e as crianças, principalmente, podem ter contato com o passado através dela”, ressalta.

Estiveram presentes membros das famílias que contribuíram com a doação da casa e dos objetos e na oportunidade receberam uma homenagem

Estiveram presentes membros das famílias que contribuíram com a doação da casa e dos objetos e na oportunidade receberam uma homenagem

A Casa Eugênio Mottin, foi construída em 1922 e realocada para o Parque Municipal da Uva em 2007, e representa uma parte da cultura e da tradição de todos os imigrantes italianos que chegaram a Colombo. No Memorial, o passado se faz presente por meio de pequenos detalhes como objetos, utensílios, roupas e memórias que relembram os primeiros imigrantes que chegaram ao município.

“O Memorial do Imigrante Italiano é muito importante para o município, principalmente para o Circuito Italiano. Pois, faz parte do nosso turismo, e conta com uma carga histórica muito grande, devido a todos os objetos que estão dentro dela, que resgatam a história e a memória dos nossos imigrantes”, explica o secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa.

Durante a entrega, estiveram presentes membros das famílias que contribuíram com a doação da casa e dos objetos expostos nela, e receberam uma homenagem promovida pela Prefeitura; cada um recebeu um certificado de agradecimento pela contribuição.

A Casa Eugênio Mottin, foi construída em 1932 e realocada para o Parque Municipal da Uva em 2007

A Casa Eugênio Mottin, foi construída em 1932 e realocada para o Parque Municipal da Uva em 2007

“Eu morei nessa casa durante 23 anos. E tudo faz lembrar a minha família, meus nove irmãos e meus pais. E estar aqui é voltar ao passado, ver a casa é muito emocionante, pois está como antigamente, do jeito que eu me lembrava”, conta Sr. Rui Alceu Mottin, membro da família que doou a casa.

A Sra. Tecla Beninha Cavassin Mottin, esposa do Sr. Francisco Mottin – o filho mais velho do seu Eugênio Mottin e Maria Toniolo Mottin – aproveitou a ocasião e fez a doação de outros objetos, sendo eles uma Traverse (travessa) e escudela (bacia). A Sra. Tecla recebeu os utensílios da sogra, Maria Toniolo Mottin.

Ao total, foram investidos mais de R$ 26 mil para a restauração de um espaço de 96,63 m². As obras contemplaram a reposição de tábuas, a descupinização interna e externa, substituição de janelas danificadas, reassentamento de pedras no entorno da casa, lixamento e enceramento de todo o assoalho, e por fim a pintura interna e externa do Memorial.

A ação faz parte do pacote de obras do Circuito Italiano de Turismo Rural de Colombo, em comemoração aos 16 anos, completados no dia 05 de fevereiro deste ano.

A prefeita Beti Pavin participou da cerimônia de entrega, e contou histórias sobre alguns momentos que viveu na infância

A prefeita Beti Pavin participou da cerimônia de entrega, e contou histórias sobre alguns momentos que viveu na infância

Estiveram presentes durante a reabertura do Memorial, a prefeita Beti Pavin, o vice-prefeito Ademir Goulart, o presidente da Câmara dos Vereadores Waldirlei Bueno, o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antônio Ricardo Milgioransa, o secretário de Obras e Viação, Rubens Cardoso, o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato, o secretário de Fazenda, Márcio Strapasson, o vereador Sidnei Campos e o poeta Zaro.

Serviço:
O Memorial do Imigrante Italiano
Local: Anexo ao Parque Municipal da Uva, Rua Marechal Floriano Peixoto, 8771 – Centro.
Atendimento: quarta a domingo e feriados; das 9h às 12 e das 13h às 16h.
Mais informações: 3656-6458

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
Fotos: Márcio Fausto/ PMC