Escolas Municipais participam de premiação da ECO Gincana 2018

Quarta edição do programa contou com a participação de 24 unidades da rede de ensino

Alunos participantes da Ecogincana desenvolveram ações de melhorias em algum ponto da comunidade

O Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva recebeu na tarde deste dia 21, o evento de Premiação da ECO Gincana 2018 promovido pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação. Na ocasião, mais de 24 escolas participaram da ação que já se encontra na sua quarta edição.

O programa foi desenvolvido dentro das Escolas Municipais de Colombo e buscou desenvolver nos estudantes, a cidadania. Entre as várias propostas desenvolvidas estavam a criação de um projeto que pudesse melhorar algum ponto da comunidade. Os trabalhos foram apresentados a uma comissão avaliadora que selecionou os três que mais se destacaram.

As escolas receberam no evento uma placa de homenagem pelo trabalho desenvolvido com os alunos e as três que se destacaram ganharam também junto da placa um certificado. “Todos que participaram e aderiram a esta ideia estão de parabéns pela dedicação e boas iniciativas apresentadas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Escolas Premiadas como destaque da Eco Gincana 2018

– Escola Municipal Jovino do Rosário

Se destacou por desenvolver um projeto com enfoque na separação e descarte de lixo e participaram ativamente do programa Coleta Verde oferecido pela prefeitura. Abrangendo ainda os cuidados com a natureza e conscientização dos alunos com respeito aos problemas envolvendo o meio ambiente e a sua degradação.

– Escola Municipal Rural Imbuial da Roseira

Conseguiu dentro do projeto envolver todo o pessoal da escola desde alunos a funcionários. As atividades desenvolvidas tiveram viés na importância da nutrição escolar e saúde dos alunos. Entre os ensinamentos passados os diferentes meios de plantio e desperdício de alimentos junto da separação de resíduos.

– Escola Municipal Jardim das Flores

Em seu projeto focou na preservação do meio ambiente, trabalhando a importância dos rios e mata ciliar e a conscientização dos alunos por meio dele. Nas atividades desenvolvidas usou da realidade vivenciada pelos estudantes para aproximar ainda mais da realidade.

O evento também premiou com Kit´s e Certificados os ganhadores da Mostra Cultural Ambiental nas categorias Musical, Poesia, Desenho, Pintura e Trabalhos Artísticos, que foi realizada na Semana de Meio Ambiente no mês de Julho.

Sobre o Programa ECO Gincana

A ECO Gincana é um programa educativo que correlaciona Escolas com a Comunidade. Idealizado pela Prefeitura de Colombo, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Educação, o programa busca valorizar e aumentar as práticas educativas voltadas à educação ambiental, trabalhando com os participantes o aumento da cidadania e da sustentabilidade socioambiental.

As atividades aconteceram de março à novembro deste ano com alunos das Escolas Municipais e contou com a realização de passeios, palestras e apoio técnico. Além de diversas atividades ambientais desenvolvidas na comunidade, como criação de hortas, revitalização de espaços públicos, música, jogos e conscientização da comunidade.

Para tanto os estudantes que participaram fizeram um levantamento na comunidade, diagnosticando possíveis problemas nos entornos escolares, a partir disso escolhiam uma situação e passaram a desenvolvem um projeto na escola que pudesse melhorar o ocorrido. Ao final, entregavam um relatório com os resultados e apresentaram no Seminário de Educação Ambiental de Colombo (SEMEA), onde uma comissão avaliadora escolheu as três escolas que mais se destacaram.

Foto: Ilson de Jesus/PMC