Escola Municipal Juscelino Kubitschek é vencedora da 1° Gincana Ecológica de Colombo

Competição mobilizou aproximadamente 7 mil estudantes da rede municipal de ensino em prol do meio ambiente

Aproximadamente 500 pessoas entre alunos, diretores e coordenadores participaram do encerramento

A Escola Municipal Juscelino Kubitschek foi à vencedora da competição

Após dois meses de disputa, aconteceu nesta quarta-feira, 04 o encerramento da 1° Gincana Ecológica de Colombo, que teve como vencedora a Escola Municipal Juscelino Kubitschek. O evento reuniu cerca de 500 pessoas entre alunos, diretores e coordenadores, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.

O prêmio aos vencedores será a gravação do clip musical – de autoria dos alunos. Já a Escola Municipal Monteiro Lobato ficou com a segunda colocação, se destacando na coleta de óleo, e receberá, além de um equipamento de coleta, uma visita ao Parque da Ciência para 30 alunos. Em terceiro lugar ficou a Escola Municipal Durval Secchi, que foi premiada com um passeio para 30 alunos, na Área de Proteção Ambiental do Rio Iraí.

A Prefeita Beti Pavin esteve presente e parabenizou o trabalho desenvolvido pelos grupos. “A situação do nosso planeta em relação ao meio ambiente não é das melhores, mas acreditamos que ainda há tempo para reverter este quadro. Por isso, estamos investindo nas crianças, pois elas podem mudar o nosso país, começando por nossa cidade. Precisamos transmitir essa ideia e devemos trabalhar para preservar o meio ambiente. Aproveito também para parabenizar todos os envolvidos,” resaltou a Prefeita Beti Pavin.

Durante a gincana foram recolhidos cerca de 1.835 litros de óleo de cozinha usado. Além disso, as crianças desenvolveram atividades como oficinas, confecção de lixeiras, passeatas de conscientização, adoção de espaços públicos, confecção de uma mascote, criação de uma música e coreografia.

“Estamos felizes com os resultados dessa atividade de conscientização, nossa intenção é que as escolas continuem colocando em pratica essas atividades e incentivando cada vez mais as mudanças de hábitos para preservar o meio ambiente,” afirmou o secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Sobre a Ecogincana
O projeto realizado pela Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de 15 escolas.

Aproximadamente 7mil alunos estavam envolvidos na ação que teve como principal objetivo desenvolver atividades socioambientais e culturais – promovendo e disseminando a conscientização sobre a importância do meio ambiente.

Para os alunos, com essas atividades desenvolvidas, foi possível colocar em pratica todo o conhecimento adquirido. “Plantamos flores no jardim da nossa escola e ficou muito bonito, agora temos que continuar cuidando dele e de toda a natureza,” declarou a aluna da Escola Durval Secchi, Jaqueline Cunha.

Também estava presente no evento a secretária de Educação, Aziolê Maria Cavallari Pavin parceira desta iniciativa.

Foto: Marcio Fausto/PMC