Equipe inicia vacinação contra a Covid-19 em Casas de Repouso

Nesta sexta-feira (22), a equipe de imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Municipal de Saúde realizou a vacinação da 1° dose da CoronaVac na Casa de Repouso Del e Veiga, localizada no bairro Arruda em Colombo.

A equipe que esteve no local ficou responsável pela preparação e aplicação das vacinas. A técnica de enfermagem Alini Rogalewski e a enfermeira Jucelia Pinheiro dividiram-se nas imunizações e tiveram auxílio da guarda municipal durante o atendimento na instituição.

O responsável pela instituição, Diego Jaime de Veiga contou que a casa recebeu o contato da Unidade de Saúde para um prévio cadastramento e agendamento da vacinação. “A instituição disponibilizou uma lista à Secretaria de Saúde, com a relação de nomes e idade de cada pessoa a ser imunizada, desde os idosos até os profissionais”.

A enfermeira Jucelia Pinheiro ao chegar ao local conferiu a listagem e confirmou as doses a serem aplicadas de acordo com a faixa etária dos idosos e os profissionais que seriam vacinados, sendo que apenas 3 idosos abaixo de 60 anos não foram imunizados e 2 profissionais, por não se enquadrarem nos grupos prioritários desta primeira etapa.

Segundo Diego, os idosos passaram por quatro testes, de sangue e testagem rápida, ao longo da pandemia. “Todos os idosos da instituição já passaram por testes para detecção da Covid-19, e todos livres até o momento. Com essa imunização vamos conseguir manter eles ilesos da doença a longo prazo”.

Vacinação

Ao todo, 50 pessoas receberam a 1° dose para imunização contra Covid-19, 30 idosos institucionalizados acima de 60 anos e 20 profissionais que prestam serviços na Casa de Repouso Del e Veiga.

Balanço da Vacinação

Somente nesta sexta-feira, foram aplicadas 100 doses da CoronaVac. Desde o início da vacinação até hoje (22) a Secretaria Municipal de Colombo já registrou 237 pessoas vacinadas no município.

Com o aumento do efetivo, a expectativa é aplicar todas as vacinas do primeiro lote até a próxima sexta-feira (29). A SESA liberou na última terça-feira (19), 1089 doses da CoronaVac.