Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Entrega da Casa da Cultura acontece nesta quarta-feira, 3

Publicado em: 28 maio de 2015 | Movido para destaques em 02 Junho de 2015

A Casa da Cultura passou por uma revitalização e será reaberta para visitação

Foto: João Senechal/ PMC

Foto: João Senechal/ PMC

Na próxima quarta-feira, dia 03 de junho a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Juventude e Lazer realizará a entrega da Casa da Cultura. Durante o dia, haverá apresentações artísticas e exposição de obras de artistas colombenses.

O local passou por uma revitalização, que teve início em 17 de novembro de 2014. Durante as obras, foram investidos aproximadamente R$ 73.310,16 mil, para a realização dos vários serviços, como por exemplo, a recuperação das tradicionais portas e janela, troca do telhado, pintura interna e externa, lixamento do piso de madeira e troca do sistema elétrico. Com o ambiente revitalizado a Casa da Cultura terá espaços para exposições e cursos culturais e artísticos.

O local é uma construção pequena em alvenaria típica da primeira metade do século XX. “Com a revitalização, a casa voltou a ter muitas características originais, em relação ao período da sua construção e isso é muito bom, pois o intuito é preservar a memória de nossos imigrantes e também um pouco da história do nosso município.” explica a diretora do departamento de Cultura, Rita de Fátima Straioto.

A História da Casa da Cultural

A Casa da Cultura de Colombo foi criada há aproximadamente 85 anos. Exibe uma arquitetura eclética com ornamentos neoclássicos, consagrada como patrimônio histórico do município. Há 23 anos, na Casa da Cultura funciona o departamento responsável em desenvolver projetos e eventos culturais.

Nela habita um grande tesouro: o acervo que guarda os cadastros dos artistas municipais nas áreas de música, dança, teatro, pintura, escultura, desenho, literatura, entre outros. Foi o primeiro imóvel da administração pública, construído na gestão do Prefeito Carlos Fontoura Falavinha, com aproximadamente 350 metros quadrados, quatro salas no piso inferior e duas salas no piso superior / sotão.

Durante 55 anos, como Câmara e Prefeitura Municipal, abrigou homens que diretamente participaram da construção do município e deixaram seus nomes registrados na história. O que a fez se tornar um marco sócio político de Colombo.

A partir do ano de 1983, devido à construção do Paço Municipal, passou a abrigar a Biblioteca, o arquivo da Prefeitura e a Câmara do município. Após cinco anos, com a construção de um novo espaço construído para a Câmara, o edifício passou a funcionar como Agência do extinto Banco Banestado, arquivo da Prefeitura e a Casa da Cultura/Departamento de Cultura.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo