Empresários e estudantes de Colombo participam do Mundo Senai

Com o objetivo de despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, o evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas – entre empresários e estudantes colombenses

Durante os dois dias de evento foi oferecido aos presentes a oportunidade de conhecer a rotina e as possibilidades de carreira da indústria com palestras, workshops e minicursos gratuitos.

Durante os dias 08 e 09 de novembro, cerca de 1,5 mil pessoas, entre empreendedores e estudantes, participaram do Mundo Senai em Colombo – uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial que contou com o apoio e participação da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho.

A Prefeita Beti Pavin compareceu ao evento e destacou a importância do espaço, que possui sede no bairro Guaraituba, para jovens e empresas da cidade. “Esse é um momento de interatividade e fortalecimento local entre município, empresas e trabalhadores, que a cada dia estão se especializando mais para o mercado de trabalho. Aqui são administrados diversos cursos que auxiliam o jovem e aqueles que precisam se atualizar com toda a qualificação necessária, sendo um grande ganho a todos os colombenses”, disse.

Durante os dois dias de evento foi oferecido aos presentes a oportunidade de conhecer a rotina e as possibilidades de carreira da indústria com palestras, workshops e minicursos gratuitos. Atualmente o Senai Colombo, localizado na Av. Prefeito João Batista Stocco, n° 256, atende sete turmas com cursos profissionalizantes, somando cerca de 150 alunos ativos.

De acordo com o secretário da pasta, Antonio Ricardo Milgioransa, essas parcerias com ações efetivas fazem potencializar os esforços para o crescimento de vagas de emprego e de empreendimentos na cidade. “Durante o encontro, os participantes puderam explorar as oportunidades na indústria, conhecer projetos inovadores e buscar orientação profissional. Nosso objetivo é sempre de incentivar e fortalecer os investimentos para as empresas de Colombo e também do seu entorno, além de qualificar nossos munícipes”, explicou Milgioransa.

“Fico muito empolgado em participar dessas ações, pois estamos falando de jovens que buscam uma oportunidade de emprego e de empresas que buscam por um colaborador qualificado. Com o Mundo Senai foi possível reuni-los para essa interação num ambiente de conhecimento, descobrindo os caminhos para uma formação profissional”, destacou o vice-prefeito, Sérgio Pinheiro.

Oportunidade

O jovem Felipe Ceccon, de 21 anos de idade, é filho de agricultor e morador do bairro São João, na área rural de Colombo. Sempre se interessou pelos estudos e ao terminar o ensino médio descobriu seu amor pela mecânica e decidiu se especializar.

“Há quatro anos concluí meu curso de mecânica básica, tornearia, ajustagem e manutenção mecânica. Com o Senai tive a oportunidade de começar como menor aprendiz e no último ano de curso fui efetivado. Isso foi muito importante para mim porque ao ensinar a teoria com a prática junto, pude desenvolver muito melhor o que era aprendido. Hoje tenho até uma pequena oficina mecânica em Colombo com meu pai”, contou.

Ceccon pretende não parar de estudar tão cedo, para o próximo ano fará também no Senai Colombo o curso de Técnico em Eletromecânica. “Aqui eu vejo sempre como um olhar para o futuro, é muito importante eu sempre estar me especializando, ainda mais para essa área que eu gosto muito”, concluiu.

Empreendedorismo e Inovação

Gerar energia para casa, empresa ou propriedade rural quase de graça e de forma sustentável – é com esse intuito que a empresa Metha Energy, há cinco anos no mercado, decidiu instalar sua fábrica em Colombo, na Rodovia da Uva.

A startup, que já possuí uma unidade no Morro Grande – área rural – desenvolve com sua micro central hidrelétrico (MCH), um equipamento de pequenas dimensões, a capacidade de produzir energia elétrica a partir dos menores pontos de disponibilidade de água, como pequenos rios ou valetas.

“Ter um espaço como o Senai é muito importante para o surgimento de novas referências e novas ideias. Além disso, é muito vantajoso empreender em uma cidade que proporciona esse tipo de aprendizado a todas as pessoas. Nós trabalhamos com uma estrutura de referência e temos muito a aprender e desenvolver no município”, disse Felipe Wotecoski, um dos sócios fundadores e morador de Colombo.

FACEBOOK: facebook.com/ pmdecolombo

Foto: Marcio Fausto/ PMC