Empreendedores de Colombo discutem os pontos fortes e os aspectos a melhorar no turismo da região

A Prefeitura promoveu o encontro com o objetivo de discutir e planejar ações para o desenvolvimento do setor

O encontro é a continuidade do 1º Encontro de Empreendedores do Turismo de Colombo, que aconteceu em junho

Formaram-se grupos de trabalho envolvendo os empreendedores de turismo, do município

Aconteceu nesta quarta-feira, (8) no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva um encontro com o grupo de trabalho dos empreendedores de Turismo. O encontro é a continuidade do 1º Encontro de Empreendedores do Turismo de Colombo, que aconteceu no último dia 25 de junho. Empreendedores de diferentes segmentos turísticos do município marcaram presença durante a reunião.

Na oportunidade, os representantes do turismo religioso, de lazer, eventos, gastronomia, hotelaria, vinícolas e agricultura familiar, formaram três grupos, segundo a proximidade geográfica de seus estabelecimentos, para discutirem a realidade de suas regiões e de seus estabelecimentos.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Antonio Ricardo Milgioransa foram quatro os eixos de discussões, sendo o primeiro sobre os estabelecimentos dos próprios empreendedores, analisando qualidade de atendimento e produtos, preços praticados, estrutura, capacitação, entre outros. O segundo eixo referente à atividade turística no município de forma mais ampla. O terceiro tratou sobre aspectos de infraestrutura básica. E o último eixo abordou questões a respeito da organização e gestão local. Para finalizar os participantes discutiram sobre o futuro do turismo no município nos próximos dez anos.

“É importante saber a maneira que empreendedor visualiza a atividade turística hoje no município, – e de que maneira seu estabelecimento está posicionado no mercado. Pois, é ele que está em contato com os turistas no dia a dia, por isso podem identificar os pontos fortes e fracos e como melhorar,” afirmou Milgioransa.

Os levantamentos realizados pelos empreendedores concluíram que os produtos e serviços turísticos do município são de qualidade, com preços adequados e boa recepção ao visitante, entretanto vários aspectos precisam ser constantemente avaliados e trabalhados. Também se constatou entre os pontos a melhorar, a necessidade de aprimorar a comunicação via internet e telefonia, fortalecer a integração entre os próprios empreendedores e, investimentos em capacitação aos jovens e empresários que atuam no setor.

“As próximas ações, por iniciativa dos próprios empreendedores, será a formatação de um workshop para que cada empreendimento possa apresentar seus produtos e serviços aos demais, de forma a se conhecerem e também divulgarem um ao outro”, conta o secretario da pasta.

O evento está previsto para o mês de agosto. Outra proposta é estabelecer ações que visam à formação de uma associação de turismo de Colombo, e para tanto o departamento de Turismo formatará uma visita técnica para conhecer novas experiências e práticas de sucesso no associativismo e turismo. Por fim, os técnicos da Prefeitura envolvidos irão compilar todas as informações obtidas, analisar a discussão realizada para finalizar o diagnóstico da oferta turística e partir para a formatação do Plano Municipal de Turismo, traçando planos de ação, metas e diretrizes para o desenvolvimento da atividade turística de Colombo.

João Senechal/ PMC