Educação realiza “Formação Continuada” para profissionais da rede municipal de ensino

Mais de 1400 professores e educadores participaram da capacitação com o objetivo de garantir um ensino de qualidade

Profissionais participaram da palestra motivacional com a psicóloga Regina Maria Machado

A Prefeitura de Colombo, através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte, promoveu na última semana do mês de julho, uma Formação Continuada para os Educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), professores do ensino fundamental, gestores, secretários e de serviços gerais da Rede Municipal de Ensino.

O encontro reuniu cerca de 1400 profissionais que se dividiram para participar de 33 oficinas, com diversos temas relacionados à educação, distribuídos em quatro pólos: Escolas Municipais Durval Secchi, Cristóvão Colombo e Heitor Villa Lobos e, pólo Regional Universidade Aberta do Brasil (UAB).

De acordo com a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Márcia Regina Ribeiro, a iniciativa cumpre uma das metas determinadas pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que diz ser essencial que as secretarias municipais durante o ano letivo ofereçam capacitações aos profissionais da Rede. Em Colombo, ela afirma que foram realizadas 40 horas de Formação Continuada, divididas em dois períodos, nos meses de fevereiro e julho.

A secretária da Educação, Cultura e Esporte, Aziolê Cavallari Pavin, ressalta que o objetivo é garantir um ensino de qualidade com recursos pedagógicos e estratégias metodológicas com a finalidade de proporcionar apoio aos profissionais da rede de ensino na construção de uma escola reflexiva.
Oficinas

Capacitação da equipe da educação visa oferecer ferramentas para o profissional lidar com as diversidades do ambiente escolar

A capacitação foi planejada pela equipe da secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esporte, com a intenção de organizar a prática pedagógica em sala de aula e, lidar com as diversidades apresentadas no ambiente escolar.

Entre os dias 23 e 26 de julho, profissionais administrativos e serviços gerais participaram da palestra motivacional com a psicóloga, Regina Maria Machado. Ela abordou a importância e a responsabilidade de todos os profissionais envolvidos na educação.

Já nos dias 24 e 25, educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil e professores do Ensino Fundamental se dividiram para participar das oficinas distribuídas nos quatro pólos. Entre diversos temas, foram abordados os desafios da matemática, contribuições para a dificuldade da escrita, estilos de comunicação do professor como ferramenta em sala de aula, sustentabilidade e educação ambiental. .

Segundo a coordenadora Pedagógica, Márcia Regina, nos períodos entre uma oficina e outra, os professores tiveram um momento hora/estudo. “Eles refletiram e analisaram um texto de ensino religioso, quando questionaram os principais temas e a metodologia adequada para abordar aspectos da matéria”.

Durante a hora/estudo os educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) abordaram os temas: Brincadeiras e Interações. A coordenadora Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Márcia Zanona, ressaltou que estes assuntos tratam dos dois eixos que norteiam a educação infantil no município.

BLOG – colombopmc.blogspot.com.br; FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo: TWITTER: @ColomboPMC e no site oficial: www.colombo.pr.gov.br