Educação promove a 5ª edição do Encontro para Pais com crianças Autistas

Na última sexta-feira, 6, aconteceu o 5° Encontro para pais de crianças com autismo, em parceria com o Centro de Atendimento Especializado à Criança (CAEC). A ação, realizada no Auditório da Regional Maracanã, foi promovida pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Educação e contou com a presença de Multiprofissionais da Terapia Ocupacional.

O objetivo do evento foi orientar os pais de crianças com o diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA) sobre a importância de enfrentar e se comprometer na educação de seus filhos, tendo em vista a melhoria disciplinar dos pequenos. “Os pais devem estar presentes para acompanhar o desenvolvimento, além de participar do aprimorando dos métodos pedagógicos. Tanto os pais, quanto a escola devem mostrar que estão com os alunos para enfrentar todos os desafios”, disse a coordenadora do Centro de Atendimento Especializado à Criança, Eliziane Chemin.

Vale ressaltar que o Transtorno de Espectro Autista (TEA) é transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais. No Brasil, número de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) que estão matriculados em classes comuns aumentou 37,27% em um ano.

Em 2017, 77.102 crianças e adolescentes com autismo estudavam na mesma sala que pessoas sem deficiência. Esse índice subiu para 105.842 alunos em 2018. De acordo com os dados do Censo Escolar, divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São considerados tanto os estudantes de escolas públicas quanto de particulares.

Durante a programação foram ministradas palestras com os profissionais de Terapia Ocupacional sobre o estimulo do controle físico, sensorial, social e motor do autista.

A sexta edição do Encontro para Pais com crianças Autistas será no dia 04 de outubro das 14h às 16h, e abordará o tema Fonoaudiologia.

Local: Auditório da Regional Maracanã
Endereço: Rua Dorval Ceccon, 664 – Jd. Nossa Senhora de Fátima, Colombo