Domingo é dia de eleição para Conselheiros Tutelares

E uma reunião para os ajustes finais aconteceu nesta quinta-feira, 01; o objetivo é deixar o processo de eleição o mais transparente possível

Os moradores escolherão os cinco nomes que farão parte do Conselho Tutelar de Colombo

Durante a reunião foram decididos os últimos detalhes para a eleição que acontecerá nesse domingo, (4)

Na manhã dessa quinta-feira, (01) foi realizada uma reunião dedicada à organização da eleição para os Conselheiros Tutelares de Colombo, que acontece neste domingo, 4, das 8h às 17h. O objetivo da Prefeitura de Colombo, por meio da secretaria de Assistência Social é deixar o processo de eleição o mais transparente possível.

A reunião contou com a presença dos organizadores do evento, entre eles: a presidente e representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o representante da Guarda Municipal, o representante da administração do Colombo Park Shopping, além dos representantes da Prefeitura de Colombo.

Eleição para os Conselheiros Tutelares de Colombo

Todos os eleitores do município estarão aptos a votarem nos seguintes locais, sendo a Zona 49 – Rua XV de Novembro, 105, Centro, na Casa da Cultura; Zona 186 – Rua Dorval Ceccon, 664, Jardim Nossa Senhora de Fátima, no 2º piso do Park Shopping Colombo / Regional do Maracanã.

Para a Prefeita de Colombo, Beti Pavin é importante que os moradores participem da eleição, pois são eles que escolherão os novos conselheiros. Além de ressaltar a importância da escolha destes profissionais capacitados e com interesse de lutar pelos direitos das crianças colombenses. “Nós queremos profissionais que tenham bom senso e comprometimento de exercer esse trabalho, é de suma importância à participação da população. Nós precisamos entender que a sociedade é responsável pela proteção e os cuidados com as crianças” explica a prefeita.

A eleição será promovida pela Prefeitura Municipal de Colombo por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Serão oferecidas cinco vagas para membros efetivos e os demais serão suplentes, pela ordem de eleição, permitida uma única recondução, por meio de novo processo de escolha. Os interessados em votar devem ser eleitores inscritos no município, mediante apresentação do título de eleitor e da carteira de identidade.

A eleição é um instrumento que selecionará por meio da votação popular, os defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes, que exercem como atividade básica, zelar e fazer cumprir o direito da população infanto-juvenil.

Segundo a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza esses profissionais são indispensáveis, pois é através deles que a sociedade será ouvida. “Serão os conselheiros que atenderão e aconselharão os pais ou responsáveis, podendo requisitar serviços públicos na área da saúde, educação, assistência social, entre outros”.

O conselheiro também será responsável pelas demandas que serão encaminhadas aos destinatários como, por exemplo, se o fato comunicado constituir infração administrativa ou penal contra direitos da criança ou adolescente será cientificado o Ministério Público.

Em relação às políticas públicas, o Conselho Tutelar assessorará o poder executivo na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento direcionados a criança e ao adolescente. “Inicialmente também é sua competência afastar do convívio familiar o autor de alguma infração praticada junto aos seus entes, dentre tantas outras funções previamente estabelecida no estatuto”, destaca Maria de Souza.

Para facilitar a decisão da população, cada candidato terá um número. Segue a lista dos 18 concorrentes:

Nº do Candidato Nome dos Candidatos

1 Marlon Gouvêa
2 Maria Virgínia Marques Alberti (Vírgínia)
3 Miguel da Silva
4 Andressa Ribeiro da Silva (Aviário Zil)
5 Márcio Augusto de Lima
6 Solange Barboza Leite (Gaga)
7 Rafaela Letícia Straioto de Souza
8 Marina Alves Guimarães Pinto9 Jeremias José Fontoura (Irmão Jeremias Fontoura)
10 Elisângela Franco Rios (Elisângela Rios)
11 Carlos da Cruz