Agentes Comunitários de Saúde e Endemias atualizam o conhecimento

A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas são as principais enfermidades

Doenças crônicas não-transmissíveis foi o principal tema abordado durante a Capacitação do Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Colombo.

Doenças crônicas não-transmissíveis foi o principal tema abordado nesta sexta-feira, 27, durante a Capacitação do Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Colombo. “Muito obrigada por terem escolhido esta valorosa profissão, ajudando a melhorar a saúde da nossa população. Vocês fazem um elo entre a Unidade de Saúde e o contato permanente com as famílias, desempenhando um papel importante na saúde pública”, disse a Prefeita Beti Pavin.

O encontro reuniu 300 profissionais – no Hotel Bolsi. Para o vice-prefeito Sergio Pinheiro os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias são aqueles que proporcionam comodidade e qualidade de vida aos colombenses. “Podemos dizer que vocês são os olhos da Saúde nos bairros. Fazem o primeiro contato com o cidadão e conseguem captar as principais necessidades por conhecerem suas casas e como vivem. É uma profissão importante e que merece receber capacitações para atender cada vez melhor a nossa gente”, ressaltou Pinheiro.

A hipertensão arterial, o diabetes, cânceres e as doenças respiratórias crônicas são consideradas doenças crônicas não-transmissíveis silenciosas, por se desenvolverem ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) no país. “Estas enfermidades estão relacionadas ao estilo de vida da população, principalmente, a alimentação. Importante ressaltar que estas doenças tem um impacto na qualidade de vida das pessoas diminuindo a capacidade funcional levando ao aumento da mortalidade”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

No Brasil é um problema de saúde pública, por isso é importante que todos os profissionais da atenção primária sejam capacitados sobre esta temática visto que os ACS e ACE estão em contato direto com a população e podem agir como multiplicadores.

Participaram do evento a Diretora do Departamento de Atenção à Saúde Adriana Cordeiro Lopes Pereira, a Diretora do Departamento de Gestão e Controle, Nice Andreia de M A de Lara, a Diretora do Departamento de Vigilância e promoção em Saúde, Pricila Costa, o Diretor Técnico Médico, Hernando Alves Pereira.

Foto: Marcio Fausto/ PMC