Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Dia Nacional da Luta Antimanicomial será comemorado em Colombo

O evento promovido pela Prefeitura, no dia 18 de maio, visa conscientizar a população sobre a saúde mental

unnamedPara comemorar o Dia Nacional do Movimento da Luta Antimanicomial, lembrado em 18 de maio – serão realizadas ações nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das 9h às 13h. O evento será promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde e visa incentivar o diálogo sobre a saúde mental e sensibilizar familiares e a população sobre a Reforma Psiquiátrica.

“O dia remete à ideia de que todos têm direito à liberdade, além do direito de receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos”, ressalta o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

Durante a programação serão oferecidas oficinas aos pacientes, dos CAPS II TM (Transtorno mental) – incentivando o diálogo sobre a questão da saúde mental, além de sensibilizar a população sobre a Reforma Psiquiátrica, na luta por uma sociedade sem manicômios.

Além disso, os pacientes realizarão um passeio ao Parque Atuba, para a realização de um Piquenique do CAPS AD (álcool e droga). “Será uma atividade psicossocial que visa discutir a promoção de práticas alternativas de cuidados em saúde mental. Principalmente os muros do Hospital Psiquiátrico, centralizando a atenção no território do usuário, com um atendimento participativo e comunitário direcionado a uma assistência na Atenção Primária”, explica Dr. Braga.

Sobre a Luta Antimanicomial

O movimento da Luta Antimanicomial se distingue pelo seu caráter democrático, com a participação ativa e efetiva dos usuários de serviços de saúde mental, seus familiares, profissionais, estudantes e interessados em defender uma postura de respeito aos diferentes modos de ser. Além da transformação da relação cultural da sociedade com as pessoas que sofrem por transtornos mentais.  E também se caracteriza por evidenciar os direitos das pessoas com sofrimento mental.

Serviço

Data: 18 de maio

Oficinas:

Local: CAPS II

Horário: das 09h às 13h

Endereço: Travessa São Paulo, 188. Campo pequeno

Piquenique CAPS AD:

Local: Parque Atuba

Endereço: Rua Pinto Ricardo Krieger, 202- Atuba

Maiores informações:

CAPS AD — Rua São Francisco Xavier, 269 – Nossa Senhora de Fatima tel: 36635742

CAPS ll — Travessa São Paulo, 188 – Vila Guaraci tel: 3606-2911

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo