Dia Municipal da Pessoa com Deficiência é celebrado com esporte, cultura e muita informação

O objetivo foi de promover um dia voltado a igualdade, interação e conscientização da sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência

mais de cem pessoas se reuniram no Ginásio Municipal Célia Boaventura Ceccon (Rio Verde) para atividades esportivas e culturais.

Em alusão ao Dia Municipal da Pessoa com Deficiência – celebrado no dia 21 de agosto – a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Colombo realizou no último sábado, 25, diversas ações.

O evento teve como objetivo sensibilizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos, promover os direitos humanos, celebrar as conquistas das pessoas com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, estimulando uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal.

Na ocasião, mais de cem pessoas se reuniram nGinásio Municipal Célia Boaventura Ceccon (Rio Verde) para atividades esportivas e culturais. Foi realizado umapartida de GoalBall – praticado por pessoas com deficiência visual; uma apresentação dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) sobre o livro “Mil e Uma Estrelas” e uma apresentação da escritora Lira Agibert com seu livro “A Cadeira de Valmor”.

Além disso, os presentes participaram também da contação de história dos livros “O Gato Xadrez” e “João e Maria”, além da vivência entre pessoas com deficiência e não deficientes através do Piloto Cego, em que um deficiente visual ou pessoa vendada empurrava um cadeirante ou pessoa na cadeira de rodas que o guiava, entre outros.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Maria da Silva Souza, o objetivo foi de integrar as pessoas com deficiência e a sociedade, por meio do esporte, da cultura e da informação. Mas destacou que, por mais que tantos setores tenham se envolvido na ação, ainda há muito o que fazer para a inclusão das pessoas com deficiência.

“Essa data é muito importante para destacarmos a luta diária das pessoas com deficiência em nosso município. Por isso, é necessário constantemente buscarmosmeios de conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com deficiência, principalmente em relação às políticas de trabalho, educação, cultura e lazer”, disse.

Participaram da ação a diretora da gestão básica da supracitada Maria Helena Oliveira Mendes; o diretor executivo da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, Sergio Prestes e o Secretário da Saúde, Antoninho Barth e demais população.

O evento foi realizado em conjunto também com a Associação Esportiva de Deficientes Visuais do Paraná (AEDV-Pr), Secretária Municipal de Educação, SecretariaMunicipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude e Secretaria de Saúde.

Foto: João P. / PMC