Dia Mundial da Alimentação destaca a Produção Alimentar

Aconteceu nesta quarta-feira, 16, a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, no Teatro Elizabeth Savalla – na Regional Maracanã. Para homenagear a data, a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Agricultura e Abastecimento, promoveu um evento sobre Produção Alimentar, reunindo mais de 150 pessoas.

“É bom poder ver tantas pessoas em busca de conhecimentos para garantir uma alimentação saudável. Sempre é importante nos preocuparmos desde cedo em se alimentar bem e corretamente, evitando assim problemas de saúde no futuro”, enfatizou a Prefeita Beti Pavin.

A ação teve como objetivo orientar sobre a segurança alimentar da população e promover a conscientização contra a fome, pobreza e desnutrição. Além de alertar sobre produção alimentar, e da necessidade de parcerias no setor em vários níveis.

Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth, as ações são necessárias para conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde alimentar de Colombo. “É preciso cuidar da segurança alimentar do município, por isso é essencial a parceria com os produtores rurais, por meio da Secretária de Agricultura, que fornecem alimentos de boa qualidade aos nossos colombenses”, destacou.

Durante a programação abordou-se também a temática – cooperação econômica e técnica entre países em desenvolvimento. Além dos programas municipais voltados ao tema, alimentos sazonais, plantas alimentícias não convencionais e preparo de marmitas saudáveis.

“Hoje estamos entre os maiores produtores e distribuidores de hortaliças do Paraná, uma marca que nos traz muito orgulho e alegria. Não medimos esforços para obter bons resultados nas produções feitas dentro do nosso município”, disse o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo.

Origem da data

Comemorado no 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, foi criado com o intuito de aumentar a reflexão sobre o quadro atual da alimentação mundial. A data remete ainda a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. Entretanto, a primeira comemoração só ocorreu no ano de 1981, com o tema: “A comida vem primeiro”.

Estavam presentes também a Diretora do Departamento de Controle e Gestão, Nice Lara; a Diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Adriana Cordeiro; o Diretor de Abastecimento, Anderson Barbosa; a Coordenadora do Programa de Nutrição, Fernanda Cardoso e o vereador, Sidnei Campos.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC