Dia D de combate a dengue tem ações no Monte Castelo

No dia nove de cada mês são realizadas  ações no município para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus da zika

Os Agentes de Endemias intensificaram o Dia D de Combate a Dengue no bairro Monte Castelo.

Vale lembrar que, no dia nove de cada mês são realizadas ações educativas.

_MG_2765

A mobilização está entre as ações da Prefeitura de Colombo de combate ao mosquito.

Foram realizadas visitas nas casas, em terrenos baldios, nos estabelecimentos comerciais e nas industriais.

Os Agentes de Endemias intensificaram o Dia D de Combate a Dengue no bairro Monte Castelo nesta quinta-feira, 9.  A mobilização está entre as ações da Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Saúde de combate ao mosquito – que é o vetor de transmissão da dengue, zika vírus e febre chikunguny.

Vale lembrar que, no dia nove de cada mês são realizadas ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti no município. Nesse mês de fevereiro, o Dia D foi marcado pelo mutirão no Bairro Monte Castelo. “Queremos chamar a atenção da população colombense sobre importância do controle do mosquito na nossa cidade. É de extrema importância manter este trabalho, o combate deve ser feito todos os dias”, disse o secretário da pasta, Darci Martins Braga.

O mutirão contou com aproximadamente 30 profissionais, entre eles: agentes comunitários da Unidade Básica de Saúde Monte Castelo e Agentes de Controle de Endemias do município. Durante a programação foram realizadas visitas nas casas, em terrenos baldios, nos estabelecimentos comerciais e nas industriais.

“O nosso objetivo é orientar os moradores sobre o que eles podem fazer para que o ciclo de reprodução do mosquito seja interrompido, e eu fico muito feliz em dizer que até o momento não encontramos nenhum ponto de foco do mosquito aqui no nosso bairro”, comenta a diretora da U.B.S. Monte Castelo, Anelize G. Wienbeck.

A população pode também fazer sua parte: limpar e tirar a água de possíveis locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, barris, tonéis, latas, lonas, plásticos, vasos sanitários desinstalados, além de manter calhas, ralos, caixas d’água devidamente limpas e vedadas.

É possível também entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente via telefone 3656-4849, solicitando informações quanto os dias de recolhimento dos diversos tipos de resíduos sólidos considerados recicláveis, assim como os procedimentos para a devida disposição do lixo para a coleta pública.

Foto: Marcio Fausto/ PMC