Dengue: Os cuidados com o armazenamento de água em casa

Os recipientes devem estar devidamente fechados para evitar a reprodução do Aedes Aegypti

Todos os objetos que acumulam água (copinhos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas.

Com o período de estiagem e os frequentes cortes no fornecimento de água que tem ocorrido no município, muitos moradores têm utilizado como opção o armazenamento de água em tambores e baldes. Contudo, essa prática precisa ser realizada com os devidos cuidados, evitando assim a proliferação do mosquito da Dengue, em Colombo.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, alerta sobre a necessidade dos recipientes estarem devidamente fechados. “É preciso que quando for realizada a coleta da água para uso posterior, seja feito todo o procedimento de proteção e limpeza após a utilização”, explica o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Para que a proliferação do mosquito continue sendo combatida, a população também pode fazer a sua parte – limpando e tirando a água parada de locais propícios à proliferação do mosquito, como por exemplo, pneus, garrafas, vasos, potes, barris, tonéis, latas, lonas, plásticos e vasos sanitários.

É possível ainda entrar em contato com o setor de Vigilância Ambiental por meio dos telefones 3666-6846 e 3663-3321, para solicitar informações e esclarecer possíveis dúvidas.

Veja como prevenir a dengue em seu imóvel:

– Vaso de flores, plantas e xaxim: Manter o prato que fica sob o vaso bem justo acoplado ao fundo do vaso, o correto é eliminá-lo;

– Todos os objetos que acumulam água (copinhos descartáveis, tampas de garrafas, casca de coco) devem ser esvaziados e colocados em lixeiras tampadas;

– Bebedouros de animais: Trocar a água todos os dias e lavá-los com esponja uma vez por semana;

– Pneus velhos: Não jogar em terrenos baldios e em vias públicas, levá-los a uma borracharia mais próxima de sua residência ou guardá-los em local coberto;

*Para realizar descarte de pneus sem danos ao meio ambiente entre em contato com: Osasco Pneus, Rua Sudão 922, Rio Verde, fone: 98435-8438/ 99750-4679.

– Poços, tambores, baldes e outros depósitos de água: sempre tampados;

– Caixas d’água e cisternas de prédios: limpar duas vezes ao ano e mantidas cobertas;

– Calhas e Piscinas: Fazer a limpeza periodicamente;

– Lixo: Deve ser ensacado e colocado para coleta, em dias e horários previstos.

Vigilância Ambiental

Contato: 3666-6846 e 3663-3321