Defesa Civil realiza simulado de ocorrências por desastres naturais

Ação envolveu cerca de 30 pessoas e 16 veículos; objetivo visou avaliar a capacidade de tempo de resposta no caso de ocorrência de desastres

Toda a comunicação do simulado foi feita via rádio, com cada equipe sendo acompanhada na sua missão por um jipeiro e um rádio amador

Evento contou 16 veículos entre máquinas, caminhões e jipeiros atuando no atendimento a ocorrênci

Ação mobilizou cerca de 30 pessoas das secretarias de Assistência Social, Obras e Viação e de Governo, do Corpo de Bombeiros, além de voluntários

Neste domingo, dia 23, a Defesa Civil de Colombo realizou em parceria com as secretarias de Assistência Social, Obras e Viação e de Governo um simulado de treinamento para desastres naturais em uma área sujeita a alagamentos, no bairro Monte Castelo.

A ação consistiu em um treinamento dos integrantes da Defesa Civil, como forma de avaliar o sistema e a capacidade de tempo de resposta no caso de ocorrência de desastres. “É muito importante que todos nós estejamos bem preparados para lidar em situações como essas. Tudo que aconteceu aqui foi de forma hipotética, no entanto, devemos estar sempre atentos para atender de imediato as necessidades imediatas da população”, destacou a secretária de Assistência Social, Maria Silva de Souza.

Considerando que mais de 80 residências foram atingidas, foi simulado na Rua do Jatobá, no bairro do Monte Castelo, a interdição de cinco casas, com o atendimento para mais de 300 pessoas afetadas diretamente, sendo que 32 destas seriam encaminhadas para abrigos. Houve também a mobilização de máquinas e caminhões para o atendimento. Toda a comunicação foi feita via rádio, com cada equipe sendo acompanhada na sua missão por um jipeiro e um rádio amador. Ao todo, cerca de 30 pessoas e 16 veículos estiveram envolvidos na ação.

De acordo com o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colombo, Josmar Lima Amaral, simulados como este são fundamentais para que se possa avaliar o comportamento dos voluntários convocados para atuarem no atendimento da ocorrência. “A comunicação, o tempo entre a convocação e a apresentação dos mesmos no Posto de Comando da Operação, o comportamento, comprometimento, capacidade de seguir a risca as instruções, entre outros fatores são muito importantes para garantir um bom trabalho”, detalhou.

Participaram da ação, a Coordenadoria da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, o Rádio Amadores de Colombo, Jipeiros de Colombo e Guarda Municipal. Além disso, inúmeros voluntários participaram da ação e foram coordenados pelo Tenente Nikolas Kaneko Leal e o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Colombo, Josmar Lima Amaral, que esteve no Posto de Comando e no comando das ações de campo o Tenente Gross. Participou também a Câmara Municipal de Colombo.

1 (5) 1 (6) 1 (7) 1 (8)

Foto: Divulgação 1.7 foto e video/PMC