Crucíferas e doenças relativas ao solo são temas entre os produtores rurais

Atualmente a maneira mais eficaz de controlar as doenças é por meio da rotação de cultura ou manter a terra em período de dormência por um longo IMG_3668período

Orientar os produtores rurais de Colombo em relação ao plantio e cuidados com as doenças relativas ao solo, tais como, as hérnias das crucíferas. Foi com este objetivo que a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento promoveu uma reunião no mês de agosto.

Os estudos realizados com o grupo dos vegetais crucíferos, ou seja, brócolis, couve flor, repolho, couve folha entre outros revelaram alta incidência de doenças relativas ao solo, principalmente onde muitos produtores não têm condições de manter a rotações de cultura. “O que acaba acarretando na hérnia das crucíferas que contamina o solo, deixando muitos prejuízos na produção e na comercialização”, explica o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

Vale ressaltar que a ação contou com a parceria do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Colombo (CDAC) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Durante o encontro os produtores rurais participaram de uma palestra ministrada pela empresa Arysta sobre como controlar as doenças relativas ao solo.

Atualmente a maneira mais eficaz de controlar a praga é por meio da rotação de cultura ou manter a terra em período de dormência por um longo período. Porém com o desenvolvimento de novas tecnologias os produtores poderão contar com produtos disponíveis no mercado que auxiliem no combate às pragas.

“Nosso próximo passo juntamente com a Emater, é desenvolver um campo experimental para levar os agricultores, e mostrar os resultados positivos e negativos que na prática acontecem”, disse Toniolo.

Para avaliar o solo as amostras são retiradas e levadas para análises. Já com o campo experimental, poderão ser realizadas no próprio local.  “A intenção é atrair novas tecnologias para os agricultores, no qual as empresas poderão expor seus produtos na prática”, ressaltou o secretário.

Foto: Divulgação/ PMC