COVID-19 – Colombo tem 17 casos recuperados do novo Coronavírus

O novo boletim dos casos de Coronavírus, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, no seu departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, confirma nesta terça-feira, 05 de maio, que o município tem 24 casos confirmados para o novo coronavírus e que desses, 17 já estão recuperados.

Balanço Epidemiológico

O balanço epidemiológico de hoje, de número 40, indica que 4 pacientes infectados estão hospitalizados, outros 3 pacientes positivos estão em isolamento domiciliar, aponta ainda 11 pessoas aguardando os resultados dos exames comprobatórios, sem necessariamente estarem hospitalizados. Outras 575 pessoas estão sintomáticos respiratórios em isolamento domiciliar.

Foram descartados 202 sintomáticos que estavam em isolamento domiciliar acompanhando os sintomas, e por fim, 237 casos são suspeitos, pois apresentam sintomas da doença e estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados pelas equipes de saúde das unidades de referência. Outros cinco casos são de outros municípios.

A partir deste momento, como já houve transmissão comunitária no Brasil, onde não há como investigar a origem da contaminação, o distanciamento social é muito importante. Por isso, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde reforça para que quem puder, fique em casa, e só saia em casos de necessidade, preferencialmente os grupos de risco.

Aos que estão trabalhando, enquadrados nas atividades essenciais, mantenha uma rotina de higiene e limpeza, durante o trabalho e ao chegar em casa.

Serviço:

Como prevenir o contágio:

– Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

– Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir

– Evite aglomerações se estiver doente

– Mantenha os ambientes bem ventilados

– Não compartilhe objetos pessoais

– Use máscara

Sintomas:

Tosse

Febre

Coriza