COVID-19 – Colombo aguarda 9 resultados para o Coronavírus

O novo boletim dos casos de Coronavírus, seguindo os protocolos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, no seu departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde, confirma nesta quarta-feira, 15, que o município aguarda 9 resultados de exames para o COVID-19 e 8 já confirmados.

Nesta semana Colombo completou oito casos confirmados. São eles:

8º) Uma mulher de 29 anos, do Osasco, que está em isolamento domiciliar.

7º) Uma menina de 5 meses, do Campo Pequeno, está em isolamento domiciliar. Os pais estão em observação e aguardam resultado dos exames.

6º) Uma mulher de 53 anos, do Ana Terra, região do CAIC – em isolamento domiciliar.

5º) Uma mulher de 27 anos, moradora do Paloma, está em isolamento domiciliar.

4º) Segue na UTI do Hospital do Rocio, a mulher de 47 anos, do Santa Tereza.

3º) Uma mulher de 52 anos, moradora do Osasco, internada no São Vicente do CIC e respira com ajuda de aparelhos.

2º) Um homem de 25 anos, morador do Maracanã, está em isolamento domiciliar.

1º) Um homem de 56 anos do Jardim Cristina, que estava hospitalizado, recebeu alta. Este caso: O exame foi coletado em 31/03, o paciente ficou cinco dias na UTI, três dias de enfermaria e alta em 07/04. Ele possui comorbidade, segue em isolamento domiciliar e sua família passou por exames de Covid-19 e testaram negativo.

O balanço epidemiológico de hoje aponta que 35 pacientes estão hospitalizados, como sintomáticos respiratórios, porém isso não quer dizer que todos sejam por coronavírus. Foram descartados 135 sintomáticos que estavam em isolamento domiciliar acompanhando os sintomas e 152 casos são suspeitos, pois apresentam sintomas da doença e estão em isolamento domiciliar sendo acompanhados pelas equipes de saúde das unidades de referência. Outros três casos são de outros municípios.

A partir deste momento, como já houve transmissão comunitária no Brasil, onde não há como investigar a origem da contaminação, o distanciamento social é muito importante. Por isso, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde reforça para que quem puder, fique em casa, e só saia em casos de necessidade, preferencialmente os grupos de risco.

Aos que estão trabalhando, enquadrados nas atividades essenciais, mantenha uma rotina de higiene e limpeza, durante o trabalho e ao chegar em casa.

Serviço:

Como prevenir o contágio:

– Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

– Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir

– Evite aglomerações se estiver doente

– Mantenha os ambientes bem ventilados

– Não compartilhe objetos pessoais

Sintomas:

Tosse

Febre

Coriza

Dificuldade para respirar