Coronavírus: Fiscais da Prefeitura, GM e PM orientam donos de bares e lanchonetes

As equipes realizam orientações para os proprietários sobre as medidas de proteção e combate ao vírus

Lanchonetes e bares foram fiscalizados na última sexta-feira, 29, com o intuito de orientar e garantir as determinações de segurança relacionadas ao novo Coronavírus (COVID-19). A ação foi realizada pelas equipes da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Fazenda em conjunto com a Vigilância Sanitária, Tributária, Guarda Municipal e Polícia Militar.

As inspeções aconteceram nos bairros Rio Verde, Campo Alto, Guarani, Osasco, Campo Pequeno, Jardim Jalisco e São Gabriel. “Queremos reforçar para os proprietários a importância do cumprimento das medidas sanitárias de prevenção a pandemia”, explicou a Prefeita Beti Pavin.

Durante a operação conjunta foram abordados ambientes como lanchonetes, e bares com denúncias de aglomerações. Todos os locais passaram por um checklist, com o intuito de conscientizar e fazer valer as orientações de higienização, distanciamento social e não aglomeração. As fiscalizações devem continuar nas próximas semanas.

“As orientações são diversas, mas entre as principais estão o cumprimento do horário de atendimento estipulado das 10h às 16h, além de manter boa ventilação, utilização de máscara e dispor de produtos de higiene como álcool em gel”, ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

A entrada de clientes também deve ser organizada para que não exista aglomeração. Outra orientação é que sejam disponíveis horários flexíveis para os funcionários e que disponham produtos para higiene dos ambientes, funcionários e clientes.

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria da Saúde no telefone (41) 3656-6566 ou pelo e-mail  ouvidoriasaude@colombo.pr.gov.br e também pela Guarda Municipal, no número 3666-5353.

Vale lembrar, que os estabelecimentos terão um prazo de 24 horas para a adequação, caso não cumpram as orientações estarão em pena de responsabilização administrativa, civil e penal, sujeita à cassação dos documentos de licenciamento para funcionamento.

Foto: Ilson L. de Jesus/ PMC