Coronavírus: Central do Cadastro Único de Colombo terá atendimento via whatsapp

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social informa que devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Central do Cadastro Único de Colombo disponibiliza a população colombense – um número de contato via whatsapp – 41 3675-5991.

A medida visa facilitar o acesso as solicitações de consultas, e se necessário desbloqueio ou esclarecimento de dúvida via mensagem. Além de evitar a aglomeração de pessoas nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).

Social amplia período de atualização de cadastro para benefícios

Com o intuito de reduzir o risco de contágio pelo Coronavírus – COVID-19 a Secretaria de Assistência Social – adotou outras medidas com relação aos atendimentos ao público.

Entre as ações está o prazo de atualização dos benefícios do CadÚnico como, por exemplo, o Bolsa Família, Benefício Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência, além da tarifa social de água ou luz -serão estendidos pelos próximos três meses – podendo ainda ser ampliado até o final do ano vigente.

“No momento estão suspensas as atividades nos Centros de Convivências e projetos Pró-Criandos. Já os demais serviços acontecem temporariamente de forma parcial. É importante ressaltar que os idosos pertencentes ao grupo mais vulnerável fiquem em suas casas. Os coordenadores estão atentos a todas as situações – e farão os devidos retornos e contatos necessários com os beneficiados, em breve”, explicou a secretária da pasta, Maria da Silva Souza.

Os usuários do Cartão Passe Livre Intermunicipal disponibilizado através da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC), também terão o tempo de renovação ampliado pelo mesmo período. Já os Programas, como por exemplo, o Leite das Crianças e Aquisição de Alimentos (PAA) segue ocorrendo normalmente.

Os Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) funcionarão no formato de emergência. “Estarão acontecendo plantões para eventuais demandas emergenciais da população”, concluiu, Maria.

Foto: Marcio Fausto/ PMC