Coronavírus: A agricultura familiar continua abastecendo a população

A produção agrícola familiar de Colombo segue normalmente em meio às medidas de combate ao coronavírus. “Alimentação é essencial para a nossa sobrevivência. Todos os cuidados estão sendo tomados devido ao COVID – 19, para que os trabalhos dos nossos produtores continuem. Nesse momento de dificuldade temos mais certeza do quão valorosos são os agricultores da nossa cidade”, ressaltou a Prefeita Beti Pavin.

A agricultura familiar, responsável pela produção de hortaliças e legumes, tem grande importância para o município. “São eles que levam alimentos as mesas das famílias, além da merenda servida aos alunos das escolas municipais. Mesmo com a mudança na rotina de muitos trabalhadores, os agricultores não paralisaram suas atividades, pois são também os principais responsáveis pela alimentação das famílias mais carentes – através dos programas socias desenvolvidos pela Prefeitura”, lembra o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.

Impacto do Coronavírus

Apesar das atividades agrícolas continuarem no município, dados divulgados pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, indicam um grande impacto da pandemia no setor agrícola do município – nesta primeira semana de quarentena. “O comércio atacadista e varejista deixou de comprar do pequeno produtor, por isso a tendência é contabilizar desperdícios de legumes e verduras em toda a cadeia produtiva nas próximas semanas”, explicou Toniolo.

De acordo com o secretário, poderá faltar alimentos em toda a cadeia produtiva. “Isso pode acontecer muito em breve, pois o produtor rural não terá recurso para investir neste futuro incerto.  Estamos reaprendendo a valorizar muitas profissões, principalmente, aquelas que no passado ajudaram o nosso país a crescer. E, que a mão-de-obra primária ainda é importantíssima para o crescimento de nossa nação”.

Vale lembrar, que a maioria dos agricultores colombenses dependem da Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa). “Aproximadamente 200 produtores rurais distribuem seus produtos a estes compradores, além de atenderem diretamente a rede de supermercados e restaurantes”, disse o secretário.

Medidas para minimizar

A Prefeitura Municipal adotou diversas medidas para minimizar o impacto no setor agrícola provocado pela pandemia de Coronavírus. “Vamos manter, de maneira organizada, todos os atendimentos que já vem sendo realizados pelo Departamento de Abastecimento através das instituições credenciadas pela Secretaria de Assistência Social”, esclarece o secretário.

Para isso, a Prefeitura recebe os produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal – dos produtores cadastrados – totalizando cerca de 10 a 12 toneladas por semana. “São 119 trabalhadores rurais que dependem do PAA. Um programa importante que atende também as pessoas que mais necessitam nesse momento”, ressalta Toniolo.

Além do PAA, existe o Programa Coleta Verde – de compra direta do agricultor -através da Cooperativa Agrícola Familiar de Colombo (Cooacol). São 120 produtores cooperados que atendem o programa. “São programas planejados, assim o produtor rural produz a quantidade certa e sabe o valor que receberá pela produção”, explica Toniolo. O Programa Coleta Verde – atende aproximadamente 1.200 famílias por semana. Já o Programa de Aquisição de Alimentos – por semana – beneficia três mil pessoas, em média.

Foto: Divulgação/ PMC