Cooperuva de Colombo tem nova diretoria e conselho fiscal

Com os programas de incentivo a fruticultura e com a compra de equipamentos para o processamento da fabricação do vinho houve uma necessidade de organização entre os produtores

Os produtores de uva e vinho do município definiram os integrantes que irão compor a diretoria e conselho fiscal da Cooperuva.

Na última segunda-feira, 20, os produtores de uva e vinho do município realizaram uma reunião extraordinária para definir em votação os integrantes que irão compor a diretoria e conselho fiscal da Cooperuva (Cooperativa de uva e vinho do município de Colombo), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento.

“Com a compra de todos os equipamentos de processamento para a fabricação do vinho é de suma importância à organização dos agricultores. Pois, através de cooperativa as despesas de registros e assistência técnica e compras de insumos podem ser distribuídas entres os produtores”, disse o Secretário da pasta, Marcio Toniolo.

Com os programas de incentivo a fruticultura – promovido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento – onde o município subsidia em até 80% o valor da parreira e com a compra de equipamentos para o processamento da fabricação do vinho houve uma necessidade de organização entre os produtores e a Prefeitura, como explica Toniolo.

“Percebemos a mobilização dos produtores em se organizar coletivamente sem perder as características da fabricação do vinho colonial. O caminho do cooperativismo é hoje sem dúvida é a melhor forma para colocar os produtos no mercado diluindo os custos de produção”, ressaltou o secretário.

Programa de Incentivo à Viticultura

O produtor rural de Colombo pode contar com o subsídio de 80% do valor da muda de parreira de uva (bordo, niágara branca e niágara rosada). Para isso, é necessário que o produtor adquira mais de 100 mudas de parreira e entre no “Programa de Incentivo à Viticultura”.

Novos equipamentos

Os produtores de vinho de Colombo contam com novos equipamentos para o processamento do vinho. As máquinas proporcionam aumento da produção dos derivados de uva e são disponibilizadas aos produtores de vinho que estiverem com as cantinas regularizadas pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento adquiriu seis máquinas, através de um convênio com o Ministério da Agricultura e com uma contrapartida de recursos do município, de aproximadamente 45% do valor.

“Todo processo da compra desses equipamentos teve seu inicio em 2008, com a assinatura do contrato. Na atual gestão, a pedido da prefeita Beti Pavin foi resgatado esse processo e depois de sete anos conseguimos finalmente comprar todos os equipamentos”, comemora Toniolo.

O objetivo das máquinas é realizar todo o procedimento e processo da transformação da uva madura em vinho ou em suco de uva. Ao todo, são nove itens que compõe todo processo proporcionam mais agilidade na produção de vinhos e sucos da fruta, sendo eles: duas desengaçadeiras para separar a uva dos cachos; duas prensas hidráulicas para moer a uva; um filtro para separar as impurezas; um monobloco para fazer o engarrafamento por bombeamento; uma enrolhadeira, uma encapsuladora e uma rotuladora.

Nas regiões produtoras de uva é comum a utilização desses equipamentos devido à exigência do MAPA, em relação ao certificado e registro de todo produto industrializado. “O município tem muito a ganhar, pois faz com que os nossos produtores de uva continuem produzindo ainda mais, mantendo as tradições e sua cultura, profissionalizando-se e qualificando seus produtos diante aos órgãos fiscalizadores, tornando nosso município referência na produção de uvas e derivados”, destaca Toniolo.

Foto: Divulgação/ PMC