Confira a programação cultural para celebrar o Dia da Consciência Negra em Colombo

Oficinas de capoeira e literatura africana e afro-brasileira, confecção de bonecas abayomi e exposição artística estão entre as principais atividades

CONSCIÊNCIA-NEGRA1Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude – promoverá uma programação especial voltada para a valorização da cultura africana e afra- brasileira, durante o mês de novembro.

As atividades começam no dia 17, às 8h30, no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.  Durante a programação acontecerão diversas atividades voltadas aos professores, educadores e a população em geral. Será oferecida oficina de capoeira e confecção de bonecas abayomi.

Já no dia 20 de novembro, a partir das 10h haverá a abertura da exposição sobre a Consciência Negra, na Casa da Cultura de Colombo, e apresentação cultural. E, para finalizar as comemorações, o auditório da Regional Maracanã recebe no dia 24, às 13h30, a oficina de literatura que traz a temática africana e afro-brasileira, para professores, alunos, pesquisadores e a população em geral.

“É evidente que a herança dos costumes e  as tradições africanas são de extrema importância para que possamos compreender as origens da nossa cultura aqui no Brasil, além das raízes étnicas existentes em nosso país. Por isso, é necessário há existam políticas públicas e campanhas que esclareçam em relação à história, cultura e lutas dos negros, para dar o devido mérito essa raça merecedora”, disse a diretora do Departamento de Cultura, Rita Straioto.