COMESP propõem implantar serviços de saúde de alta e média complexidade aos municípios da RMC

Durante reunião técnica, a Prefeita de Colombo Beti Pavin propõem disponibilizar os serviços e recursos para prestação de saúde em atenção especializada aos municípios, em parceria entre o COMESP e o Governo do Estado

A prefeita de Colombo Beti Pavin e Presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP) participou na sede do Consórcio, no dia 28 junho, da reunião de alinhamento técnico para disponibilização de serviços e recursos para prestação de saúde de alta e média complexidade em atenção especializada aos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – em parceria entre o COMESP e o Governo do Estado.

Na ocasião, estiveram presentes os representantes da Secretaria de Estado da Saúde – SESA, Paulo Almeida, Superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Marise Gnatta Dalcuche do Núcleo Descentralização do SUS, o Secretário de Saúde de Colombo e presidente em exercício do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS) Dr. Darci Martins Braga e os demais secretários de saúde da região metropolitana.

No período da tarde, a prefeita de Colombo se reuniu na Câmara técnica de Secretários Municipais de Saúde dos municípios consorciados ao COMESP, tendo como pauta principal a experiência de outros consórcios em relação a convênios e parcerias com o Estado.

Durante o encontro, foram ministradas palestras pela diretora do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR), Silvia Karla A. V. Andrade, a diretora Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CIMSAÚDE), Konstance Johnson Kremer e, também, pelo diretor daAssociação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (ACISPAR), Luis Lino de Almeida Junior.

comesp-02Os temas das palestras abordaram a importância da fase de reestruturação em que se encontra o COMESP, sendo este processo o início de desenvolvimento para uma fase de consolidação do consórcio como instrumento para que os municípios viabilizem serviços de saúde.

Lembrando que partir do mês de junho o COMESP passou a sediar as reuniões mensais da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (ACISPAR).

Nos dias 26 e 27 de junho o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná – COMESP recebeu a reunião mensal da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (ACISPAR). “Sediar as reuniões da ACISPAR significa apoiar o desenvolvimento de outros consórcios intermunicipais de saúde, somando esforços para atingir objetivos comuns, buscando soluções para atender as necessidades dos usuários do SUS”, enfatiza Beti Pavin.

Foto: Divulgação / PMC