Colombo vacina 90% dos idosos; nova etapa inicia dia, 16

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza conta com três etapas e deve encerrar no mês de maio

Nesta quarta-feira 8, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Saúde informou que até o momento 90% dos idosos já foram vacinados. A primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza teve início no dia 23 de março e segue até o dia 16 de abril. Nessa fase são priorizados os idosos e profissionais da saúde.

Segundo o Secretário da Saúde Antoninho Barth, a campanha reflete a dedicação dos profissionais da saúde e dos cidadãos, “essa porcentagem só nos mostra o quanto a população está disposta a cuidar da saúde”.

A vacinação, que segue até o dia 22 de maio, acontece em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B). Porém, a partir do dia, 16, a fase e os grupos prioritários mudarão.

Confira as alterações nos grupos prioritários que acontecerão na segunda e terceira fase de vacinação da gripe Influenza H1N1:

– Segunda fase: A partir do dia 16 de abril de 2020, a prioridade de vacinas dos grupos prioritários contemplados são: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de sociedade; e caminhoneiros motoristas de transportes coletivos e portuários.

-Terceira fase: A partir do dia 9 de maio de 2020 os demais grupos serão: professores de escolas públicas e privadas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade; e pessoas com deficiência.

Foto: Divulgação/ PMC