Colombo realiza Congresso Técnico dos Jogos Escolares

As disputas dos jogos no município acontecem entre os dias 03 e 13 de abril, com a participação de aproximadamente 600 alunos/atletas

O encontro contou com a presença de professores de 21 Estabelecimentos de Ensino que estarão participando das modalidades de basquete, futsal, handebol e voleibol.

Aconteceu na tarde da última quarta-feira, 29, o Congresso Técnico dos Jogos Municipais Escolares, que vai classificar os representantes do município para a fase regional dos 64º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s). O encontro foi realizado no Pavilhão de Eventos do Parque Municipal da Uva.  As disputas dos Jogos em Colombo serão entre os dias 03 e 13 de abril, com a participação de aproximadamente 600 alunos/atletas, professores e diretores.

“Além de selecionar os representantes municipais de cada modalidade, os jogos municipais têm como objetivo a confraternização entre as escolas e estudantes, além de desenvolver e apoiar o esporte de Colombo”, disse o secretário da pasta, José Mauri Henemann. O evento será organizado pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude, por meio do Departamento de Esportes e em parceria com a Secretaria de Educação.

“Nesses jogos, temos a previsão de que cerca de 6000 alunos participem, se divertindo e praticando atividades esportivas, que podem fazer com que se desenvolvam no esporte, levando o nome da nossa cidade para todo o Estado”, destaca o diretor do Departamento de Esporte, Paulo Cesar Cardoso.

Sobre as Classes

Os jogos Escolares são disputados por alunos/atletas, em duas classes. Classe A (de 15 a 17 anos), e classe B (de 12 a 14 anos). Os campeões da fase municipal em Colombo estarão disputando a fase regional que será de 5 a 11 de maio, em Campina Grande do Sul.

O Futsal é a modalidades com maior número de participantes, são 46 equipes, o voleibol terá 10 equipes, basquete com quatro equipes e o handebol com duas equipes. As disputas começam na próxima segunda-feira (03/04), com a modalidade de futsal nos Ginásios Gilmar Pavin (Parque da Uva), Célia Ceccon (Rio Verde), Leandro Alberti (Guaraituba) e Santa Tereza.

Os três primeiros colocados em cada serão premiados com troféus e medalhas. Também haverá premiação para o Colégio que ficar campeão geral na fase municipal dos Jogos.

Equipes classificadas

Quatro equipes já estão automaticamente classificadas para a fase regional, uma vez que foram as únicas a conformarem presença na fase municipal.
Basquete Masculino A – CE João Batista Lovato Sobrinho
Handebol Feminino A – CE Bento Munhoz da Rocha Neto
Handebol Feminino B – CE Zumbi dos Palmares
Handebol Masculino B – CE Zumbi dos Palmares

As modalidades individuais de Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez, tem participação livre, sem classificação prévia na fase municipal.
Para os Alunos com Deficiência (ACD): Modalidade Coletiva: Futsal – Participação livre, sem classificação prévia. Modalidade Individual: Atletismo – Participação livre, sem classificação prévia.

64º Jogos Escolares do Paraná

A fase regional dos 64º Jogos Escolares do Paraná será de 5 a 11 de maio, em Campina Grande do Sul, e vai contar com Estabelecimentos de Ensino de 14 municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação, da Área Metropolitana Norte. Os colégios devem entregar o Mapa Ofício até o dia 13 de abril.

Inscrições

As inscrições e entrega de documentação até o dia 20 de abril, mesmo dia que será realizado o Congresso Técnico, às 14h30.
As modalidades em disputa na fase regional são basquete, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Paraná, através da Secretaria de Esportes e Turismo e Secretaria de Educação.

Foto: Marcio Fausto/ PMC